Pular para o conteúdo principal

Bankinter Portugal Matinal 2304

 Análise Bankinter Portugal


SESSÃO: Após o sell-off americano de segunda-feira, subida intensa ontem em Nova Iorque. Os futuros vêm em alta, porque Trump mostra o lado bom da sua ciclotimia e diz o contrário do que disse há umas horas: que não tem intenção de despedir Powell (Fed) e que a escalada exorbitante de impostos alfandegários com a China irá diminuir “substancialmente” de imediato. Bessent (Tesouro) alinha-se com a sua bipolaridade ao comentar algum alívio na guerra comercial com a China, embora acrescente que será um “trabalho duro”. Musk afirma que reduzirá o tempo dedicado ao DOGE para se focar mais em Tesla e Space X; é provável que, após comprovar que o seu apoio a Trump deixou Tesla na metade da sua capitalização face a dezembro de 2024, afirme não saber de nada. O petróleo aumenta pela aplicação de novas sanções dos EUA ao Irão no meio das suas negociações para controlar o seu programa nuclear, e anunciar ontem à noite uma redução dos stocks semanais de petróleo americano (-4,56M b. vs. -0,77M b. esperados). 


Ontem, a Confiança do Consumidor UE saiu pior do que o esperado (-16,7 vs. -15,1 vs. -14,5 anterior), igual ao Índice de Atividade Industrial da Fed de Richmond nos EUA (-13 vs. -7 vs. -4 anterior). E o FMI publicou estimativas do PIB 2025/26 severamente revistas em baixa: Mundo +2,8%/+3,0% desde +3,3%/+3,3%; EUA +1,8%/+1,7% desde +2,7%/+2,1%; UE +0,8%+1,2% desde +1,0%/+1,4%; Espanha +2,5%/+1,8% desde +2,7%/+1,8%. Portanto, continuamos a receber indicadores adiantados maus e revisões de crescimento em baixa, mas esta realidade hoje não importa se Trump está numa fase exultante do seu trastorno bipolar.


Os resultados corporativos das últimas horas são mistos, mas não maus: SAP +9% em aftermarket após publicar resultados melhores do que o esperado e confirmar guidance 2025, Tesla +5% em aftermarket apenas graças ao anúncio de Musk, porque os seus resultados são péssimos (Vendas -9%, EBIT -66% e BNA -71%), Intuitive Surgical medíocre após bons resultados, mas baixa guias de margens 2025 devido aos impostos alfandegários, Danone fracos (Vendas +4,3% vs. +4,0% esperado, mas volumes +1,9% vs +2,9%) e BE SEMI bastante fracos. E Novo Nordisk caiu ontem ca.-9%, porque Eli Lilly conseguiu bons resultados do seu comprimido para a perda de peso e contra as diabetes. 


Com tudo isso, compra-se USD (1,138 vs. 1,153), criptos (bitcoin +6%), bolsas (Nova Iorque +2,5% e futuros +1,6%) e, em geral, qualquer ativo de risco, porque a bipolaridade hoje favorece ver tudo de forma fantástica. O que não sabemos é quanto tempo irá durar este transtorno em positivo antes de se tornar negativo novamente, porque a ciclotimia consiste nisso: fases de otimismo exagerado e injustificado seguidas por outras de sentimento totalmente contrário, sem que se possa prever a duração de cada um. Hoje saem os PMIs de abril em todo o mundo, que deverão debilitar-se, principalmente os Industriais, mas, surpreendentemente, os 2 publicados esta madrugada saíram bastante bons: JAPÃO 48,5 vs. 48,4 março e ÍNDIA 58,4 vs. 58,1.


CONCLUSÃO: Modo risk-on. Hoje resta subir e comprar ativos de risco, embora bastante com base na suavização construtiva da abordagem de Trump do que em argumentos sólidos. Isto é, resta fiar-se de que a fase otimista da sua ciclotimia dure algum tempo. Por isso, na realidade, nada muda, embora as subidas realmente ocorram. Talvez a única parte boa de certa consistência seja que Musk se afaste de Trump ao comprovar sobre o seu próprio património as consequências do apoio, o que poderá ser imitado por outros. Insistimos que Trump irá corrigir quando os seus o abandonarem após comprovarem o prejuízo para as suas empresas e o erro das suas políticas, mas desde que encontre quem ou o quê para culpar pelos seus erros, que nunca admitirá como seus.


S&P500 +2,5% Nq-100 +2,6% SOX +2,1% ES50 +0,5% IBEX +0,7% VIX 30,6% Bund 2,44% T-Note 4,35% Spread 2A-10A USA=+53pb B10A: ESP 3,13% PT 3,01% FRA 3,21% ITA 3,60% Euribor 12m 2,128% (fut.1,861%) USD 1,138 JPY 161,7 Ouro 3.322$ Brent 68,0$ WTI 64,3$ Bitcoin +6% (93.436$) Ether +14,3% (1.801$). 


FIM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Abertura 2901

 Abertura: Brasil olha Vale e Petrobras antes de Copom; exterior fica misto à espera de Fed São Paulo, 29/01/2025 Por Silvana Rocha e Luciana Xavier* OVERVIEW.  As decisões de juros no Brasil e nos EUA, bem como os comentários de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), estão no centro das atenções dos mercados nesta super quarta. As sinalizações sobre o aumento de tarifas pelo governo de Donald Trump devem guiar também os negócios antes da divulgação de balanços de grandes empresas de tecnologia americanas, como Meta, Microsoft e Tesla. Internamente, serão acompanhados um leilão de linha de até US$ 2 bilhões no mercado de câmbio e reunião do Conselho de Administração da Petrobras para discutir preços de combustíveis. NO EXTERIOR.   Os mercados operam sem direção definida, com investidores atentos a balanços corporativos e esperando a decisão do Fed. A holandesa ASML, fabricante de equipamentos para a produção de semicondutores, superou expectativas em enc...

Matinal 0201

  Vai rolar: Dia tem PMIs e auxílio-desemprego nos EUA e fluxo cambial aqui [02/01/25] Indicadores de atividade industrial em dezembro abrem hoje a agenda internacional, no ano que terá como foco a disposição de Trump em cumprir as ameaças protecionistas. As promessas de campanha do republicano de corte de impostos e imposição de tarifas a países vistos como desleais no comércio internacional contratam potencial inflacionário e serão observadas muito de perto não só pela China, como pelo Brasil, já com o dólar e juros futuros na lua. Além da pressão externa, que tem detonado uma fuga em massa de capital por aqui, o ambiente doméstico continuará sendo testado pela frustração com a dinâmica fiscal e pela crise das emendas parlamentares. O impasse com o Congresso ameaça inviabilizar, no pior dos mundos, a governabilidade de Lula em ano pré-eleitoral. ( Rosa Riscala ) 👉 Confira abaixo a agenda de hoje Indicadores ▪️ 05h55 – Alemanha/S&P Global: PMI industrial dezembro ▪️ 06h00 –...