Pular para o conteúdo principal

Diário de uma vida 1

 

Sou "economista raiz", já uns 35 anos de mercado, dois Mestrados, um profissional (com dissertação), um acadêmico (créditos).

Comecei um Doutorado em Évora, Portugal, mas bati na parede do excesso de modelos matemáticos.

Para isso, era preciso o apoio, ou suporte da universidade, de modelos, q necessitam uma formação sólida prévia.

Estou atrás disso, mas confesso q a minha formação acadêmica é mais "histórico descritiva". Tem modelos, mas mais focados em macrométrica.

Vivi boa parte da minha carreira numa Consultoria de Mercado de Capitais ("research"), a Lopes Filho & Associados, q atuava de "fora para dentro" do mercado.

Não cheguei a trabalhar em instituições financeiras, mas conheci de perto muitas estruturas. Peguei as mudanças do mercado de capitais, com a "desmutualização", em q as corretoras se desvincularam do Ibovespa, q se tornou empresa aberta, a B3, negociada em bolsa de ações.

Foi um momento também que a LF teve que se readaptar. Seu universo de clientes, antes muitas corretoras, se ajustou, ingressando também fundos de pensão e algumas gestoras.

Foi um período também q o mercado financeiro muito se concentrou. Isso não foi bom. Tivemos um forte crescimento de gestoras e AAI, decorrente desta "concentração". Os profissionais tiveram que se adaptar à uma nova realidade.

Em realidade, esta profusão de novas gestoras e escritórios acabou passando por um processo "darwinista", de depuração, que ainda acontece.

Em 2017/18, observando este processo, tomei uma decisão importante na minha carreira. Com filho em plenitude, prestes a ingressar na universidade, e já de saco cheio destes governos populistas de sempre  (demagógicos e visando o próximo ciclo eleitoral), fui a Portugal conhecer a realidade de um país no apogeu do seu "marco civilizatório".

Fui e me apaixonei. Em out2018 vendi tudo q pude e me bandeei para lá. Primeiro em Évora, no coração do Alentejo, depois em Almada, a Niterói dos "alfacinhas" em Lisboa.

Foram 4 a 6 anos de intensidade.  







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra comercial pesada

 

Coluna do Estadão

 Coluna do Estadão: Governistas alertam para 'tempestade perfeita' com alta do diesel após crise Uma “tempestade perfeita” se abateu sobre o governo no primeiro mês de 2025, lamentam aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ouvidos pela Coluna. A avaliação surgiu a partir da constatação de que o reajuste no diesel discutido pela Petrobras vem no pior momento possível, quando o Palácio do Planalto ainda tenta contornar dois problemas que afetaram a popularidade presidencial: a “crise do Pix” e a alta nos preços dos alimentos. Era para janeiro ter marcado uma virada na “sorte” do governo. A chegada de Sidônio Palmeira à Secom foi pensada como um “ponto de virada” para ajustar a comunicação na segunda metade do mandato com foco na disputa eleitoral de 2026. Mas o marqueteiro, desde que assumiu o cargo, tem lidado com uma crise atrás da outra. MENOS MAL. O temor maior de aliados de Lula é um eventual reajuste na gasolina, que, por ora, está fora do radar. Mesmo assim, o dies...

Meu perfil

 *Perfil Resumido:* Economista experiente com especialização em análise econômica, mercado financeiro e research. Doutorando, com mestrados profissionalizantes e acadêmico. Experiência como Economista-chefe, analista e docente universitário. Especializações em consultoria de mercado de capitais, análise macroeconômica e docência. *Pontos Positivos:* 1. Formação acadêmica sólida: Doutorando, mestrados profissionalizantes e acadêmico. 2. Experiência relevante: Economista-chefe, analista, docente universitário. 3. Habilidades diversificadas: Análise econômica, mercado financeiro, research, docência. 4. Experiência internacional: Doutoramento em Portugal, cursos em Angola. 5. Produção intelectual: Artigos, cursos, pesquisa sobre sustentabilidade da dívida pública. *Pontos Negativos:* 1. Falta de certificação profissional específica (ex: CFA, FRM). 2. Experiência curta na Mirae Invest (fev22). 3. Consultoria em construção (ConfianceTec) precisa de mais detalhes. *O que Falta:* 1. Mais d...