Fatos associados ao Brasil que podem sugerir ameaça à segurança dos EUA
O Brasil autorizou a atracação dos navios de guerra iranianos IRIS Makran e IRIS Dena no Rio de Janeiro, apesar de alertas dos EUA sobre sanções e suspeita de transporte de tecnologia militar (fevereiro de 2023). Levantou-se a possibilidade na época de que os navios teriam vindo buscar urânio enriquecido no Brasil, mas isso não foi comprovado.
Lula recebeu Nicolás Maduro, com honras de chefe de Estado em Brasília, gerando críticas internas e externas (maio de 2023) devido à tentativa do governo brasileiro de legitimar a ditadura venezuelana.
Ministros brasileiros participaram do Fórum de São Petersburgo ao lado dos ditadores Vladimir Putin, da Rússia; Kim Jong-un, da Coreia do Norte; e Bashar al-Assad, da Síria (junho de 2024).
O vice-presidente Geraldo Alckmin compareceu à posse de Masoud Pezeshkian, que ocupa o cargo de presidente do Irã, mesmo após o país reafirmar apoio ao grupo terrorista Hamas (julho de 2024).
O Brasil apoiou um processo judicial da África do Sul na Corte Internacional de Justiça que condena as incursões militares de Israel em Gaza (2024).
Lula participou de evento militar em Moscou ao lado de ditadores e reforçou o apoio do Brasil à Rússia. O Brasil vem mantendo importações de fertilizantes e óleo diesel da Rússia, contrariando sanções ocidentais e ameaças do governo Trump de que o país será punido se continuar com as importações (maio de 2025).
Em entrevistas, Lula comparou a ascensão de governos de direita, como o de Trump, ao surgimento do nazismo no século passado.
O Brasil reintroduziu a exigência de visto para turistas americanos, alegando reciprocidade (2022–2024).
Nas cúpulas dos Brics (bloco diplomático formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito, Etiópia, Indonésia e Irã) Lula defendeu substituir o dólar como moeda global, gerando reação do governo Trump (2024).
O Brasil lidera o desenvolvimento do BricsPay, um sistema eletrônico de compensação de pagamentos que também funciona como uma alternativa à realização de transações comerciais em dólar. O próprio PIX é visto como uma ferramenta que pode concorrer localmente com o sistema bancário do Ocidente.
Acordos com a China facilitaram a entrada de carros elétricos chineses no Brasil, prejudicando a competitividade de empresas americanas (2024).
Lula solicitou a Xi Jinping, da China, cooperação para controlar redes sociais. Antes, Alexandre de Moraes bloqueou a plataforma X e congelou ativos da Starlink, provocando reação do Congresso dos EUA (maio de 2025).
O Brasil recusou o pedido americano para classificar as facções PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas (maio de 2025).
O governo brasileiro criticou reiteradamente a resposta militar de Israel aos ataques do Hamas, rotulando Tel Aviv como genocida (outubro de 2023).
Lula chamou Trump de "imperador do mundo" e ameaçou retaliar os Estados Unidos pelo aumento de tarifas comerciais.
Comentários
Postar um comentário