Pular para o conteúdo principal

Papo de um Economista de Mercado 17

 Diário de um economista de mercado 17


1. Nas minhas andanças pela terrinha, me recordo impressionado do "gap" civilizacional entre ambos os países, Brasil e Portugal. 


2. Não tem este papo academista e tolo de que a Europa é mais desenvolvida economicamente que o Brasil. Não é. O que eles têm é o que chamo de "marco civilizatório", suas instituições são respeitadas e preservadas. Ao contrário das nossas.


3. Portugal tem isso. É um povo melancólico, triste até, conformado. Mas possuem este traço, são "suaves" e tolerantes no trato diário. Por exemplo, aceitam bem os imigrantes.


4. Argumento que os "patrícios" são tolerantes e pela pobreza, muito "econômicos". Dizem ser forte a influência judaica.


5. Tudo isso para dizer que eu ficava abismado ao ver os potenciais em recursos naturais do Brasil, a riqueza em recursos, não ter dependência ao exterior. 


6. O Brasil é uma potência da natureza. Seus recursos naturais são abundantes, assim como seus recursos humanos, pela diversidade e criatividade. 


7. Não entendia por que somos tão "atrasados". Talvez pela ausência de mecanismos institucionais mais maduros. Talvez...


8.O Congresso é um acúmulo de "fichas sujas", sendo minoria os de "boa fé", com espírito público; o Judiciário está na mão de uma instância tóxica, nomeada por critérios nebulosos; e o Executivo? São mais de 20 anos de governanças em baixo nível, somos liderados por populistas despreparados. 


Não pode dar certo...


Vamos monitorando.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Guerra comercial pesada