Pular para o conteúdo principal

BDM Matinal Riscala

 *Rosa Riscala: Tarifaço recupera trade eleitoral*


Na agenda dos indicadores, saem o payroll (9h30) e a produção industrial do IBGE (9h)


… Apple saltou 2,5% no after market com as vendas do iPhone bombando no terceiro trimestre. Já Amazon afundou quase 7%, frustrada pelos guidances. Aqui, Vale abre sob a primeira impressão positiva do balanço de ontem à noite e da distribuição de JCP. O ADR subiu 0,5% em NY. Na agenda dos indicadores, a produção industrial do IBGE (9h) deve voltar a crescer em junho, depois do recuo em junho. Nos EUA, o payroll (9h30) deve exibir nova desaceleração em julho, mas o Fed segue insensível a já projetar corte do juro em setembro, de olho no desfecho das negociações tarifárias. Venceu à meia-noite o deadline de Trump. A Casa Branca anunciou tarifas para mais de 60 parceiros. A do Canadá subiu de 25% para 35%. Ainda falta saber se a trégua com a China será estendida. Em Brasília, Lula articula reação à ofensiva contra o Brasil e o STF, enquanto o mercado teme o capital político que a crise rende ao governo.


CAIU NO COLO – O País unido contra Trump era tudo que o governo mais precisava para recuperar a popularidade. As pesquisas já começam a capturar o efeito do tarifaço na aprovação do Planalto, e Lula vai surfar nesta onda.


… O Valor apurou que, em reunião com auxiliares, o presidente decidiu que vai recorrer, mais uma vez, a um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV para responder às recentes sanções dos Estados Unidos.


… A dúvida na Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) é qual a melhor data para a veiculação da mensagem presidencial. Uma das possibilidades é que o discurso de Lula seja exibido já no próximo domingo.


… Ele pretende discursar tanto sobre a sobretaxa de 50% contra produtos brasileiros como sobre a aplicação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes, em defesa da soberania, da independência do Judiciário e também do Pix.


… Faturando o bom momento, Lula aumenta sua exposição e marcou para hoje (10h), no Palácio do Planalto, a cerimônia de entrega simultânea de 1.876 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Casa, vitrine eleitoral do PT.


… A data do evento é simbólica e havia sido escolhida a dedo por Lula, já que coincidiria com o dia em que, inicialmente, a sobretaxa dos Estados Unidos sobre o Brasil entraria em vigor, depois adiada por Trump para o dia 6.


… Sondagem AtlasIntel/Bloomberg revelou que a maré de desgaste do governo Lula começa a virar. Pela 1ª vez no ano, a aprovação da gestão (50,2%) superou a reprovação (49,7%). A margem de erro é de 1 ponto percentual.


… No levantamento anterior, a desaprovação ao governo era de 50,3% contra 49,7% de aprovação.


… Em outro recorte do cenário atual, o Datafolha foi às ruas para avaliar o efeito do tarifaço e da investida política de Trump sobre o sentimento. Nove em cada dez brasileiros (89%) avaliam que a taxação vai prejudicar a economia.


… Até mesmo entre os eleitores de Bolsonaro, a avaliação ampla (92%) é de que as medidas do governo norte-americano serão prejudiciais ao Brasil. É curioso que este porcentual seja superior ao do eleitorado de Lula (87%).


… Outra surpresa é que, apesar da esmagadora percepção entre os que votaram em Bolsonaro de impacto negativo do tarifaço na economia brasileira, 66% avaliam que Trump está certo ao tentar interferir no Judiciário.


… No total da população, 57% avaliam que o republicano não deveria pedir o fim do julgamento de Bolsonaro.


TEM ATÉ DIA 6 – Em conversa com repórteres na porta da Fazenda, Haddad informou que será agendada uma segunda conversa com o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, para discutir o tarifaço.


… Segundo o ministro, nada do que foi decidido contra o Brasil não pode ser revisto e esta semana é o começo de uma conversa “mais racional, mas sóbria, menos apaixonada” para explicar como funciona o Judiciário no Brasil.


… “Vamos recorrer nas instâncias devidas tanto nos Estados Unidos quando nos espaços internacionais”, afirmou.


… Fontes do Valor informaram que a ordem passada à diplomacia e ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) é continuar apresentando o Brasil publicamente como um país aberto à conciliação.


… Ainda assim, nos bastidores, integrantes do Executivo admitem que a Lei da Reciprocidade segue sendo tratada como uma das cartas na manga que o governo cogita usar se os americanos continuarem fechados a negociar.


… Indignados com as tarifas “imprudentes” contra o Brasil, quatro senadores americanos preparam uma manobra política que pode forçar o Senado americano (que só volta do recesso em setembro) a votar a taxação de 50%.


… Os democratas Chuck Schumer, líder da minoria no Senado, Jeanne Shaheen, Tim Kaine e Ron Wyden planejam apresentar uma “legislação privilegiada’’, uma forma de regime de urgência para desafiar as tarifas impostas.


… No texto, os senadores alegam que a alíquota de 50% contra o Brasil aumentará os custos para os americanos em produtos domésticos básicos, prejudicará as economias de ambos os países e poderá aproximar o País da China.


PLANO DE CONTINGÊNCIA – Lula decidiu que não haverá mais a divulgação de um pacote. Ele preferiu optar por anúncios pontuais de medidas, segundo O Globo, dependendo do avanço das negociações com os americanos.


… Entendimento do governo é de que ainda há espaço para concessões por parte do governo de Washington.


… O governo Lula avalia que o café ainda poderá ser contemplado na exceção global das tarifas de Trump. O secretário de Comércio de EUA, Howard Lutnick, sinalizou que “recursos naturais” poderiam ser isentos.


… O setor de varejo e a indústria devem apresentar um “manifesto antitarifaço” para o governo federal.


… O texto, obtido pelo Valor, defende medidas de estímulo aos negócios, como suspensão da elevação do IOF e apoio financeiro aos segmentos por meio de linhas de apoio ao ACC, o adiantamento de contratos de câmbio.


… O documento fala ainda em simplificação na contratação de funcionários na base CLT, para absorver empregados que forem demitidos durante o tarifaço. Ainda não está definido quais entidades assinarão o material.


… Levantamento preliminar do governo indica que, na prática, depois das quase 700 exceções anunciadas pela Casa Branca, 44,6% das exportações brasileiras serão poupadas e a tarifa americana incidirá sobre 35,9% da pauta.


JANTAR COM A CORTE – A portas fechadas, no Palácio da Alvorada, Lula conseguiu se reunir com seis dos 11 ministros do STF convidados. Só faltaram André Mendonça, Nunes Marques, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Dias Toffoli.


… Como ontem foi o último dia do recesso no tribunal, nem todos os magistrados compareceram.


… O encontro foi uma forma de Lula demonstrar solidariedade em relação às sanções impostas por Trump contra o Poder Judiciário e a expectativa era de que o presidente apresentasse a estratégia jurídica para reverter a investida.


… Em apuração do Broadcast, a AGU avalia acionar a Justiça americana contra a sanção a Moraes, enquadrado pela Lei Magnitsky, e teria que contratar escritório de advocacia nos EUA com legitimidade para acionar o Judiciário lá.


… Outra possibilidade na mesa é questionar a violação ao direito internacional na Corte Internacional de Justiça, ligada à ONU. O advogado-geral da União, Jorge Messias, participou do jantar ontem com os ministros do Supremo.


… Também o PGR, Paulo Gonet, marcou presença. Moraes se sentou entre ele e Lula, que considerou as sanções ao ministro como uma “afronta ao Brasil” e disse que não vai tolerar intromissões do governo americano no Judiciário.


… A sessão de reabertura dos trabalhos no Supremo está agendada para hoje, às 10 horas.


… Além de Barroso, outros ministros pretendem discursar em defesa de Alexandre de Moraes e do tribunal, em reforço à postura da Corte de não se render a pressões políticas no curso do processo sobre a trama golpista.


TACO? – Horas depois de o governo americano ter anunciado a elevação de 25% para 35% da tarifa sobre os produtos canadenses, Trump afirmou que está aberto a novas discussões com o primeiro-ministro, Mark Carney.


… Comunicado da Casa Branca havia atribuído a taxação maior à falta de cooperação do Canadá no combate às drogas. Além disso, a decisão sugeria uma retaliação por Carney ter prometido reconhecer a Palestina em setembro.


… Ainda ontem, Trump adiou o aumento das tarifas ao México por 90 dias, que durante os próximos três meses continuará pagando 25% sobre fentanil, 25% sobre carros e 50% sobre aço, alumínio e cobre.


PAYROLL – Dois dias depois de Powell ter comentado na coletiva do Fed que precisa de mais evidências de fraqueza do mercado de trabalho para defender um corte do juro em setembro, o relatório de emprego deve desacelerar.


… Analistas esperam a criação de 101 mil postos em julho, pelo Projeções Broadcast. Caso se confirme, o número representará perda de fôlego contra junho (147 mil vagas) e maio (139 mil). As projeções vão de zero a 170 mil.


… O salário médio por hora deve avançar 0,3%, acima do 0,22% do mês passado. Na comparação anual, deve vir em 3,8%, ligeiramente abaixo da variação de 3,9% de junho. Já a taxa de desemprego deve subir de 4,1% para 4,2%.


… Por enquanto, o mercado vai descolando as apostas de flexibilização monetária pelo Fed para outubro.


… De volta à rotina de insultos contra Powell pela demora em baixar os juros, Trump insinuou que o presidente do Fed age por motivação política em favor dos democratas e o chamou de “estúpido”, “perdedor” e “não inteligente”.


MAIS AGENDA – Além do payroll, sai nos Estados Unidos a leitura de julho do PMI industrial medido pela S&P Global (10h45) e pelo ISM (11h). A expectativa de inflação será conferida no sentimento do consumidor/Michigan (11h).


… No mesmo horário, têm os investimentos em construção em junho. Às 14h, dados de petróleo da Baker Hughes.


… O PMI industrial de julho será divulgado na Alemanha (4h55), zona do euro (5h), Reino Unido (5h30). Às 6h, é a vez do dado preliminar de julho do CPI na zona do euro. O teste de estresse de bancos da UE vem às 13h.     


AFTER MARKET – Apesar de o lucro da Amazon, de US$ 1,68 no segundo trimestre, ter superado a previsão de US$ 1,33, a projeção de US$ 18 bi de lucro operacional para o terceiro trimestre decepcionou a aposta de US$ 19,5 bi.


… Já a Apple agradou lucro líquido de US$ 23,43 bilhões no terceiro trimestre fiscal e lucro ajustado por ação de US$ 1,57, acima da previsão de US$ 1,43. A receita de US$ 94,04 bi também veio melhor que a projeção de US$ 89,30 bi.


… Hoje, a Chevron e a Exxon Mobil divulgam os seus balanços antes da abertura do mercado em Nova York.


CHINA HOJE – O PMI industrial medido pelo setor privado (S&P Global) retornou ao território contracionista em julho, caindo para 49,5, de 50,4. A leitura veio em linha com a deterioração registrada um dia antes pelo dado oficial.


JAPÃO HOJE – O PMI industrial caiu de 50,1 em junho para 48,9 em julho, segundo pesquisa final da S&P Global. O indicador ficou abaixo do patamar neutro de 50, ou seja, indicando contração da atividade econômica no país.


AQUI – O cenário de juro restritivo deve limitar o crescimento da produção industrial de junho a 0,3%. Ainda assim, se confirmada a mediana no Broadcast, o resultado marcará uma recuperação contra o recuo de 0,5% em maio.  


… Já na comparação com junho do ano passado, o indicador deve apresentar uma contração de 0,6%.


… Às 8h, sai a prévia do IPC-S. Após o fechamento do mercado, a Fertilizantes Heringer divulga seu balanço.


TRADE ELEITORAL VOLTA COM TUDO – Apesar de alguns analistas dizerem ser cedo para negociar em cima da eleição presidencial de 2026, Lula volta a ser mais competitivo que seus concorrentes e assusta os mercados.


… Como lembrou o Valor, no primeiro semestre, bancos estrangeiros como Morgan Stanley e JPMorgan haviam reforçado o otimismo com as ações brasileiras devido à chance de eleição de um governo de direita e pró-mercado.


… A sorte parece estar mudando, embora a aposta seja mesmo prematuras, em especial se houver desaceleração relevante da economia no fim deste ano.


… Seja como for, no day after ao alívio parcial no tarifaço de Trump ao Brasil, o Ibovespa cedeu 0,69%, aos 133.071 pontos, com giro de R$ 21,2 bilhões. No mês, acumulou perda de 4,17%.


… Os frigoríficos lideraram as baixas do pregão, já que as carnes ficaram de fora da lista de exceções do tarifaço de 50%. Marfrig derreteu 10,2% (R$ 21,30), BRF levou um tombo de 5,65% (R$ 20,05) e Minerva, de 4,45% (R$ 4,94).


… Blue chips também foram mal. Vale (-0,71%; R$ 53,46), novamente acompanhou a queda do minério de ferro, desta vez de 2,38%.


… A AGU ajuizou ação no TRF-6 contra a Vale, cobrando o ressarcimento de R$ 2 bilhões por danos causados ao patrimônio público. A mineradora é acusada de extração irregular na mina do Tamanduá, em Nova Lima (MG). 


… O petróleo também recuou e Petrobras ON caiu 0,56% (R$ 35,79), enquanto a PN perdeu 0,40% (R$ 32,64). Com realização de lucros sobre os ganhos recentes, o Brent para outubro caiu 1,06%, a US$ 71,70. No mês, subiu 6,8%.


… Ambev também teve queda expressiva (-5,25%; R$ 12,46) depois da divulgação do balanço, com várias instituições reforçando indicação “neutra” para a ação.


… Usiminas liderou as altas com 5,80% (R$ 4,38), após notícia de que a CSN vendeu quase metade de sua posição no ativo por determinação do Cade.


… A Globe Investimentos, veículo de investimentos financeiros da família Batista, comprou os 4,99% das ações vendidas pela CSN.


… Fora do tarifaço, Embraer teve nova alta expressiva: +5,78% (R$ 80,66), seguida de TIM (+3,50%; R$ 20,71), que recebeu recomendação de compra pelo JPMorgan após resultados “sólidos” no segundo trimestre.


… Entre os grandes bancos, só Itaú ON subiu 0,26% (R$ 31,33). Bradesco ON caiu 0,45% (R$ 13,40), a unit do Santander cedeu 0,64% (R$ 26,43) e Banco do Brasil recuou 1,01% (R$ 19,70).


EFEITO COLATERAL – Às voltas com o tarifaço e a forte saída de fluxo gringo, o Ibovespa teve o pior julho em 14 anos, desde 2011. Caiu dos 141 mil pontos para 133 mil pontos, depois do melhor primeiro semestre desde 2016.


… O dólar voltou aos R$ 5,60 e os juros futuros incorporaram prêmio de risco durante o mês desafiador.


… Desde novembro, o real não ia tão mal contra a moeda americana, que subiu 3,07% em julho e 0,21% ontem, em meio à disputa pela Ptax do mês. Depois de vários dias testando os R$ 5,60, a moeda fechou em R$ 5,6008.


… Commodities em queda e o trade eleitoral pesaram no câmbio ontem, além da alta da moeda americana lá fora com o discurso mais duro de Jerome Powell (Fed) na 4ªF continuando a reverberar no mercado.


… Mas o carry trade favorável, com o Copom reforçando a mensagem de Selic em 15% por período “bastante” prolongado, impediu um salto maior do dólar no dia.


… Em NY, o índice DXY avançou 0,15%, a 99,968 pontos, depois de tocar nos 100 pontos pela primeira vez desde maio, puxado pelo PCE acima do esperado (leia abaixo). Em julho, o índice subiu 3,25%.


… O euro subiu a US$ 1,1430, mas a libra recuou a US$ 1,3223. O dólar subiu a 150,71 ienes, após o Banco do Japão (BoJ) manter em 0,50% a taxa de juros, conforme o esperado.


… Nos juros, a mensagem hawkish do Copom, que não enfatizou os sinais recentes de desaceleração da economia e da inflação,  esfriaram a expectativa por cortes da taxa no curto prazo.


… A Pnad do segundo trimestre, com uma taxa de desemprego de 5,8%, a menor da série histórica iniciada em 2012, corroborou a cautela do Copom, que no comunicado da decisão citou o “dinamismo” do mercado de trabalho.


… A pesquisa AtlasIntel também deu sua contribuição para manter os juros pressionados, já que mostrou chances maiores da continuidade de uma política fiscal mais expansionista com Lula encorajado pela reação na popularidade.


… Nos números apresentados pelo BC ontem, a dívida bruta do setor público consolidado, que inclui Estados, municípios e algumas estatais, subiu de 76,1% em maio para 76,6% do PIB em junho.


… A dívida líquida atingiu o recorde da série histórica (iniciada em 2001), em 62,9%.


… A taxa do DI Jan/26 subiu de 14,915% no ajuste anterior para 14,92%; a do DI Jan/27 saltou de 14,225% para 14,365%; a do DI Jan/29 teve forte avanço de 13,42% a 13,57%; e a do DI Jan/31 aumentou de 13,64% para 13,75%.


NEM TUDO É BIG TECH – Com balanços fortes, Microsoft e Meta ajudaram o Nasdaq a fechar no azul, mas falharam em expandir o otimismo de uma forma mais abrangente no mercado de ações em NY.


… Em parte, as bolsas reagiram negativamente a mais uma tentativa de interferência de Trump no setor privado. Em carta enviada a 17 farmacêuticas, ele exigiu queda nos preços dos remédios em até 60 dias, sob pena de represálias.


… Merck (-4,44%), Pfizer (-2,18%), Eli Lilly (-2,63%) e Johnson & Johnson (-1,51%) foram algumas das citadas na carta.


… Não à toa, o setor de saúde caiu 2,79%, no pior desempenho entre os 11 segmentos do S&P 500.


… O PCE, acima do esperado nas leituras anuais, corroborando a cautela do Fed no juro, foi mais um fator a não dar motivo de animação para a renda variável.


… O índice de inflação preferido do Fed acelerou de 0,2% em maio para 0,3% em junho, dentro do consenso. Mas em relação a junho de 2024, subiu 2,6%, vindo de alta de 2,4% em maio, e acima da expectativa de 2,5%.


… O núcleo do índice, que exclui itens mais voláteis, também acelerou de 0,2% para 0,3%, dentro do esperado. Na comparação anual se manteve em 2,8%, mesma leitura de maio, mas acima dos 2,7% esperados pelo mercado.


… As tarifas impostas por Donald Trump ajudaram a elevar os preços e alimentam expectativas de que a pressão inflacionária pode se intensificar nos próximos meses, segundo a Reuters.


… “A inflação continua firme e justifica a decisão do Fed de manter os juros”, disse Clark Bellin, da Bellwether Wealth, à Bloomberg.


… “Mas o mercado de ações não precisa de corte de juros para subir. Prova disso é que registra ganhos fortes neste ano, sem qualquer baixa dos Fed funds.”


… Os pedidos de auxílio-desemprego somaram 218 mil na semana, ante expectativa de 222 mil, indicando estabilidade no mercado de trabalho.


… Em Wall Street, o Nasdaq subiu 0,15%, a 21.129,67 pontos, puxado por Meta Plataforms (+11,25%) e Microsoft (+3,95%) após os balanços que agradaram o mercado.


… Por alguns instantes, a companhia de Bill Gates foi a segunda corporação a ultrapassar o valor de mercado de US$ 4 trilhões, depois da Nvidia.


… O S&P 500 recuou 0,12%, aos 6.362,92 pontos e o Dow Jones caiu 0,38%, aos 44.461,28 pontos.


… Os retornos dos Treasuries ficaram mistos. O juro da T-Note de 2 anos avançou a 3,955%, de 3,951% na sessão anterior, e o da T-Note de 10 anos recuou a 4,375%, de 4,379%. O do T-Bond de 30 anos subiu a 4,906%, de 4,905%.


CIAS ABERTAS – PETROBRAS elevou em 4,7% o preço médio de venda do querosene de aviação (QAV) às distribuidoras a partir de hoje. O aumento corresponde a acréscimo de R$ 0,16 por litro contra julho.


VALE teve lucro líquido de US$ 2,117 bilhões no 2º trimestre, queda de 24% na comparação anual; Ebitda ajustado caiu 15%, para US$ 3,386 bilhões; e receita líquida diminuiu 11%, para US$ 8,804 bilhões…


… Conselho de administração aprovou a distribuição de JCP bruto de R$ 1,8953 por ação; ex em 13 de agosto na B3, com pagamento em 3 de setembro.


… O colegiado autorizou o uso de um ou mais dos instrumentos financeiros TSR, ESR e ASR em apoio à estratégia de execução do Programa de Recompra de até 120 milhões de ações ON da companhia.


GERDAU registrou lucro líquido ajustado de R$ 864 milhões no 2º trimestre, queda de 8,6% na comparação anual; Ebitda ajustado somou R$ 2,56 bilhões, queda de 2,4% em relação ao mesmo período de 2024…


… Empresa aprovou a distribuição de R$ 239,4 milhões em dividendos, o equivalente a R$ 0,12 por ação, com pagamento em 18/8; ex em 12/8.


METALÚRGICA GERDAU aprovou a distribuição de R$ 79,4 milhões em dividendos, o equivalente a R$ 0,08 por ação, com pagamento em 19/8; ex em 12/8.


CSN reduziu o prejuízo líquido para R$ 130,4 milhões no segundo trimestre, o que representou uma melhora de 41,7% sobre igual período de 2024, mas contrariou a previsão de lucro líquido de R$ 464 milhões.


… O Ebitda ajustado foi de R$ 2,643 bilhões, queda de 0,1% sobre o mesmo intervalo do ano passado, mas 8,3% acima do esperado. A receita líquida totalizou R$ 10,693, queda de apenas 1,7% contra um ano antes.


CSN MINERAÇÃO. O lucro de R$ 115,8 milhões no segundo trimestre ficou 28,9% abaixo do esperado pelo mercado. Já o Ebitda de R$ 1,268 bilhão e a receita líquida de R$ 3,4 bilhões ficaram em linha com as expectativas.


MARCOPOLO registrou lucro líquido de R$ 321,1 milhões no 2º trimestre, alta de 28% na comparação anual; Ebitda somou R$ 398,3 milhões, crescimento de 4,2% ante mesmo período de 2024.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Abertura 2901

 Abertura: Brasil olha Vale e Petrobras antes de Copom; exterior fica misto à espera de Fed São Paulo, 29/01/2025 Por Silvana Rocha e Luciana Xavier* OVERVIEW.  As decisões de juros no Brasil e nos EUA, bem como os comentários de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), estão no centro das atenções dos mercados nesta super quarta. As sinalizações sobre o aumento de tarifas pelo governo de Donald Trump devem guiar também os negócios antes da divulgação de balanços de grandes empresas de tecnologia americanas, como Meta, Microsoft e Tesla. Internamente, serão acompanhados um leilão de linha de até US$ 2 bilhões no mercado de câmbio e reunião do Conselho de Administração da Petrobras para discutir preços de combustíveis. NO EXTERIOR.   Os mercados operam sem direção definida, com investidores atentos a balanços corporativos e esperando a decisão do Fed. A holandesa ASML, fabricante de equipamentos para a produção de semicondutores, superou expectativas em enc...

Matinal 0201

  Vai rolar: Dia tem PMIs e auxílio-desemprego nos EUA e fluxo cambial aqui [02/01/25] Indicadores de atividade industrial em dezembro abrem hoje a agenda internacional, no ano que terá como foco a disposição de Trump em cumprir as ameaças protecionistas. As promessas de campanha do republicano de corte de impostos e imposição de tarifas a países vistos como desleais no comércio internacional contratam potencial inflacionário e serão observadas muito de perto não só pela China, como pelo Brasil, já com o dólar e juros futuros na lua. Além da pressão externa, que tem detonado uma fuga em massa de capital por aqui, o ambiente doméstico continuará sendo testado pela frustração com a dinâmica fiscal e pela crise das emendas parlamentares. O impasse com o Congresso ameaça inviabilizar, no pior dos mundos, a governabilidade de Lula em ano pré-eleitoral. ( Rosa Riscala ) 👉 Confira abaixo a agenda de hoje Indicadores ▪️ 05h55 – Alemanha/S&P Global: PMI industrial dezembro ▪️ 06h00 –...