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Gol fecha capital

 *Gol anuncia plano de fechar capital no Brasil*


_O passo já era especulado no mercado desde a criação da holding Abra, em 2022, e está alinhado com os planos de abrir capital do grupo no exterior, ainda sem data para acontecer_


Por Cristian Favaro, Valor — São Paulo


A Gol comunicou ao mercado na noite desta segunda-feira (13) uma reestruturação societária que resultará no fechamento do capital da aérea no Brasil.


O passo já era especulado no mercado desde a criação da holding Abra, em 2022, e está alinhado com os planos de abrir capital do grupo no exterior, ainda sem data para acontecer. AAbra também controla a colombiana Avianca. Após o “Chapter 11” (recuperação judicial nos Estados Unidos) da , a Abra elevou sua participação na aérea de cerca de 52% para mais de 80%.


Agora, o grupo desenhou uma estrutura em que tentará evitar mais diluição de minoritários no processo, em um movimento para fugir de polêmicas com esses investidores. Em 2021, a empresa entrou em rota de colisão com minoritários durante o processo de fechamento de capital do programa de pontos Smiles.


*“A incorporação ocorre com o objetivo de reorganizar as operações da companhia, buscar sinergias e reduzir seus custos. A companhia frisa que a implementação da incorporação permanece sujeita à análise e obtenção das aprovações societárias (inclusive das Assembleias Gerais da Companhia), além das aprovações de terceiros aplicáveis” , informou a Gol, em fato relevante.*


A operação se dará via a incorporação da Gol e da Gol Investment Brasil (GIB) pela Gol Linhas Aéreas (GLA), sociedade de capital fechado. Ao fim do processo, tanto a GIB quanto a Gol serão extintas.


Cada acionista da Gol receberá uma ação ordinária da GLA para cada ação ordinária da companhia de sua propriedade, e 35 ações ordinárias da GLA para cada ação preferencial da companhia de sua propriedade.


“Nos termos do Parecer de Orientação CVM 35, o Conselho de Administração da Companhia aprovou a constituição do comitê independente da Companhia, formado exclusivamente por conselheiros independentes, para negociar os termos e condições da incorporação e a relação de troca dali decorrente”, disse a aérea no comunicado.


A Gol convocou para o dia 4 de novembro a Assembleia Geral Extraordinária e a Assembleia Geral de Preferencialistas para deliberar sobre a incorporação. 


Os investidores vão ter a opção de sair da empresa via uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) ou continuar acionista do grupo, que passará a ser uma entidade privada sob controle da Abra. A ideia é que todo o processo seja concluído até fevereiro do ano que vem.


Após o “Chapter 11”, a diluição dos acionistas foi bastante significativa, ao passo que a Abra ganhou poder. Atualmente, o “free flow” (ou seja, papéis em circulação no mercado) de ações preferenciais Gol é 0,78%.


Procurada, a Abra não se manifestou até o fechamento dessa reportagem.


*Minoritários*


Agora os passos da Gol devem ser acompanhados de perto pelo seus minoritários, cujo histórico não é muito amigável.


Em 2021, o grupo entrou em rota de colisão com os minoritários da Smiles para o fechamento de capital do programa de pontos, que havia virado uma empresa independente em 2013.


Entre 2018 e 2021 o grupo travou uma batalha para conseguir retomar o seu programa de pontos. Então executivos da aérea chegaram a bater boca com analistas durante teleconferências para tratar do tema.


*IPO da Abra*


A decisão de incorporar a Gol abre espaço para o “IPO” da Abra, plano prioritário do grupo desde quando a holding foi criada. A janela para “IPOs” no mercado, entretanto, ainda é curta, segundo fontes. Em 2024, a Abra disse avaliar até uma abertura de capital do Grupo Avianca, enquanto o processo da holding não ganha velocidade no mercado.


A Abra foi criada em 2022 de olho nessa necessidade de consolidação. Hoje, além de Gol e Avianca, a Wamos Air, empresa de serviços de arrendamento, faz parte da holding, que detém ainda uma dívida da chilena Sky que pode ser convertida em “equity” (ações).


Outra empresa que também faz parte do grupo é a NG Servicios Aéreos, de fretamento de aeronaves.


Nesta segunda-feira (13), a Abra solicitou aprovação da Direção Geral de Aviação Civil (DGAC) do Chile para obter um Certificado de Operador Aéreo (AOC) para a NG, empresa já registrada no Chile.


*Azul*


A reorganização da Gol chega menos de um mês depois de a Abra notificar a Azul acerca do fim das conversas que tratavam de uma possível fusão entre as duas aéreas brasileiras. A Gol também decidiu pôr fim ao acordo de “codeshare” (compartilhamento de voos) que estava em vigor com a Azul, evitando, assim, um escrutínio por parte do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).


O fim das tratativas, conforme reportou o Valor, chegou após a Abra ter sido surpreendida com uma manifestação do gerente de Relações Institucionais da Azul, Camilo Coelho, durante audiência na Câmara, afirmando que as conversas tinham acontecido em outro momento das empresas e “que já passou”.


No passado, as próprias conversas entre a Azul e Gol para a união de forças tinham como pano de fundo o plano da Abra de criar uma holding forte na região para disputar com a líder, hoje, do mercado, a Latam.


Conforme mostrou o Valor recentemente, a Abra continua a ver a consolidação como uma das suas principais avenidas de crescimento, segundo fontes. A visão é que aquisições e fusões não seriam apenas uma oportunidade, mas uma necessidade da indústria aérea atualmente, em que muitos players da cadeia, como fabricantes de aviões e motores, já estão em posição de forte consolidação.


https://valor.globo.com/empresas/noticia/2025/10/13/gol-anuncia-plano-de-fechar-capital-no-brasil.ghtml

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