Pular para o conteúdo principal

Bankinter Portugal Matinal

 Análise Bankinter Portugal


SESSÃO: Regressamos à montanha-russa com bolsas em alta. A temporada de resultados empresariais continua a avançar a bom ritmo com 80% das empresas já com resultados publicados e um crescimento de EPSs nos EUA de +12,1% vs. +5,8% esperado. 


A Apple anunciou novos investimentos de 100.000 M$ nos EUA (e 600.000 M$ no total) para dividir parte da sua cadeia de fornecimento e evitar impostos alfandegários. Neste sentido, ontem, Trump anunciou a imposição de impostos alfandegários de 100% à importação de chips, embora tenha prometido isenções para as empresas que se comprometam a investir nos EUA. TSMC não deverá ver-se afetada por ter fábrica no país, portanto China e outros países asiáticos como Filipinas ou Malásia partem como as principais vítimas deste possível imposto. Trump também impôs um imposto alfandegário adicional de 25% às importações da Índia (50% total), que já comentou e ameaçou com impostos alfandegários elevados ao setor farmacêutico se não reduzisse preços, motivando quedas no setor (Bayer -10%, Novo Nordisk -5%…).


E, por último, Kashkari (Fed de Minneapolis) declarou que a desaceleração da economia americana torna apropriado um corte de taxas de juros a curto prazo.


A partir de hoje, a semana perde intensidade. O Banco de Inglaterra irá baixar a Taxa Diretora em -25 p.b. até 4,00% devido à desaceleração em salários, a moderação em inflação (embora ainda se situe em níveis elevados, superiores a +3%) e debilidade económica no Reino Unido. E nos EUA, os dados macro irão mostrar melhorias na Produtividade (+2,0% vs. -1,5%) e nos Custos Laborais Unitários (+1,% vs. -6,6%) no 2T. Estas melhorias estão distorcidas pelo fraco PIB do 1T (-0,5%) com uma contribuição negativa do setor exterior pelo adiantamento de importações para evitar impostos alfandegários.


No plano micro, reduz-se o ritmo de publicação com empresas como Rheinmetall, Maersk, Siemens, D. Telekom na Europa; e Eli Lilly, Datadog, Constellation Energy, Block e Gen Digital nos EUA.


CONCLUSÃO: Hoje poderíamos ver ligeiros avanços nas bolsas, apoiados em bons resultados, isenções de impostos alfandegários a semicondutores para as empresas que se comprometam a investir nos EUA e corte de taxas de juros no Reino Unido. 


S&P500 +0,7% NQ100 +1,3% SOX -0,2% ES-50 +0,3% VIX 16,8% BUND 2,65%. T-NOTE 4,24%. SPREAD 2A-10A USA=+52PB B10A: ESP 3,23% ITA 3,47%. EURIBOR 12M 2,13% (FUT. EURIBOR 12M 2,08%). USD 1,168. JPY 171,6. OURO 3.385$. BRENT 67,3$. WTI 64,8$. BITCOIN -0,4% (114.699$). ETHER +0,8% (3.708$).


FIM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Guerra comercial pesada