segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Bankinter Portugal Matinal

 Análise Bankinter Portugal 


SESSÃO: Embora já fosse de esperar, a reunião entre Trump e Putin, na sexta-feira, terminou sem acordos importantes em relação à Ucrânia. Portanto, toda a atenção continua sobre a Fed e as possíveis descidas de taxas de juros.


Nas últimas sessões da semana passada vimos um certo arrefecimento das expetativas de cortes de taxas de juros, e tanto os Preços Industriais dos EUA (quinta-feira) como a Confiança do Consumidor da Universidade de Michigan (sexta-feira) apontam para um cenário de estagflação (inflação elevada e menor crescimento económico), que Goolbee (Fed de Chicago) definia como cenário mais difícil para um Banco Central. Por isso, o mercado situa-se agora mais próximo das 2 descidas de taxas de juros este ano do que das 3 que descontava em meados da semana passada.


E neste contexto chega a reunião de banqueiros centrais de Jackson Hole (de quinta a sábado). A presença de Powell terá toda a atenção e poderá ser mista. Por um lado, consideramos muito provável que aproveite o momento para suavizar o tom em relação às suas últimas comparências e até poderá deixar a porta aberta para uma descida de taxas de juros em setembro. Contudo, poderá ser insuficiente para apoiar as ambiciosas expetativas do mercado, que esperam entre 2-3 cortes consecutivos antes do final do ano. E a Fed não tem necessidade de correr muito, e muito menos de se comprometer, com a inflação acima do seu objetivo (2%) e com riscos em alta devido aos impostos alfandegários, crescimento económico sólido e pleno emprego.


Mas isto será na sexta-feira. Até lá teremos um início de semana de certa calma, com as bolsas a moverem-se no intervalo lateral, à espera da presença de Powell em Jackson Hole, provavelmente a arrefecer as expetativas de descidas de taxas de juros e, portanto, a propiciar um pouco a realização de lucros.


S&P500 -0,3% NQ100 -0,5% SOX -2,3% ES-50 +0,3% VIX 15,1% BUND 2,79%. T-NOTE 4,30%. SPREAD 2A-10A USA=+56,5PB B10A: ESP 3,35% ITA 3,59%. EURIBOR 12M 2,09% (FUT. EURIBOR 12M 2,16%). USD 1,170. JPY 172,6. OURO 3.349$. BRENT 66,0$. WTI 63,0$. BITCOIN -1,3% (144.400$). ETHER -5,3% (4.283$)


FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Produtividade é a saída

  O mundo está girando (e rápido): o Brasil vai acompanhar ou ficar para trás? 🌎🇧🇷 Acabei de ler uma análise excelente de Marcello Estevã...