Pular para o conteúdo principal

Matinal 1604

 🌐 Internacional: Mercados caem com impacto das tarifas sobre grandes empresas e tensão geopolítica | 16/04/2025 #morningcall

 

• Bolsas globais recuam com sinais crescentes de que as tarifas já afetam grandes empresas e que a guerra comercial vai além de impostos de importação.


• Trump proibiu a Nvidia de vender seus chips H20 para a China; a empresa alertou que pode ter baixas contábeis de até US$ 5,5 bilhões. As ações da ASML também caíram após pedidos abaixo do esperado.


• Futuros dos índices de NY e o petróleo reduziram perdas após reportagem da Bloomberg indicar que a China estaria disposta a negociar, caso os EUA mostrem respeito e designem um negociador com apoio direto de Trump.


• Segundo o Wall Street Journal, Trump quer compromissos de aliados para isolar a China em troca da redução de tarifas e barreiras comerciais.


• O índice dólar retoma queda e os rendimentos dos Treasuries de 10 anos operam estáveis.


• Nos EUA, os dados de vendas no varejo de março saem às 9h30, com expectativa de alta antecipada por compras antes das tarifas. Jerome Powell discursa às 14h30.


• O PIB da China cresceu 5,4% no 1º tri ante o ano anterior, acima das previsões, com apoio de subsídios ao consumo e embarques antecipados antes das tarifas. Apesar disso, o Société Générale alerta que a atividade deve perder força e que novos estímulos são urgentes.


• O minério de ferro recua com pressão da guerra comercial e aumento da produção de aço na China. O cobre também cai em Londres.

 

@filipevillegas | CNPI-P | Genial Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Guerra comercial pesada