Quem se interessa pela evolução tecnológica do agro brasileiro precisa ler “A história da Embrapa que ninguém contou”, uma reveladora entrevista de José Pastore para Silvestre Gorgulho. É magnífica.
Aqui reside o grande segredo da Embrapa, responsável por colocá-la, desde aqueles distantes anos de 1980, entre os 5 mais importantes órgãos de pesquisa agropecuária no mundo: formação de capital humano. Na inteligência agronômica.Hoje, colhidos seus frutos e homenageados seus pioneiros, a Embrapa padece de velhice precoce. Os parâmetros do século passado, com os quais ela foi erguida, já se esgotaram e o maior orgulho do agro nacional enfrenta, já há uma década, uma tremenda crise. Dói falar a verdade.
Veja no texto o gráfico que mostra a evolução do orçamento de custeio da EMBRAPA. Desde Dilma, em 2024, em 10 anos houve uma redução de 80%. Fundo do poço.
O problema não é só a falta de dinheiro. A Embrapa precisa ser reinventada: no mundo da inteligência artificial, qual papel lhe caberia desempenhar? Sob qual modelo de gestão?
A resposta ganharia um prêmio Nobel.
Embrapa agronegocio sustentabilidade
Leia mais no texto original: (https://lnkd.in/dPa-bxUY)
Comentários
Postar um comentário