terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Embrapa

 Quem se interessa pela evolução tecnológica do agro brasileiro precisa ler “A história da Embrapa que ninguém contou”, uma reveladora entrevista de José Pastore para Silvestre Gorgulho. É magnífica.

Aqui reside o grande segredo da Embrapa, responsável por colocá-la, desde aqueles distantes anos de 1980, entre os 5 mais importantes órgãos de pesquisa agropecuária no mundo: formação de capital humano. Na inteligência agronômica.
Hoje, colhidos seus frutos e homenageados seus pioneiros, a Embrapa padece de velhice precoce. Os parâmetros do século passado, com os quais ela foi erguida, já se esgotaram e o maior orgulho do agro nacional enfrenta, já há uma década, uma tremenda crise. Dói falar a verdade.
Veja no texto o gráfico que mostra a evolução do orçamento de custeio da EMBRAPA. Desde Dilma, em 2024, em 10 anos houve uma redução de 80%. Fundo do poço.
O problema não é só a falta de dinheiro. A Embrapa precisa ser reinventada: no mundo da inteligência artificial, qual papel lhe caberia desempenhar? Sob qual modelo de gestão?
A resposta ganharia um prêmio Nobel.
hashtagEmbrapa hashtagagronegocio hashtagsustentabilidade
Leia mais no texto original: (https://lnkd.in/dPa-bxUY)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paulo Cursino

  Não, eu não gostaria de ver a América de Trump tirando o presidente da Venezuela do poder. Eu gostaria de ver o Brasil fazendo isso. O paí...