Fator X na análise fundamentalista
O Factor X na análise fundamental
Quando queremos fazer um investimento em acções há vários modelos que podemos utilizar, existem basicamente duas escolas: a análise fundamental e análise técnica. A primeira implica o estudo dos elementos económicos e financeiros da acção e a segunda implica encontrar padrões da acção nos mercados financeiros e prever a sua evolução.
Sem entrar em detalhes sobre as duas análises proponho fazer uma observação sobre a Tesla. Esta empresa produz EV e outros serviços tecnológicos. Um analista experiente diria que é inútil usar a análise fundamental na Tesla. Isto porque os fundamentos da empresa tornam impossível prever a incrível valorização da empresa na bolsa.
E porquê? Existe um "factor X" que escapa a qualquer modelo racional. Esse factor X simplificando chama-se Elon Musk. É um pouco mais complicado do que isto, mas vamos entender o que é o factor X. É um factor que não pode ser integrado numa análise objectiva mas que tem um peso fundamental nos resultados.
Verifica-se isto no futebol por exemplo. O peso da marca do clube pode influenciar o árbitro e levar a uma vitória num jogo. Mesmo que nos fundamentos do resultado os clubes até nem sejam muito diferentes. O factor x é o elemento humano ou o peso da marca. A Apple é outro exemplo, como quantificar o Factor X chamado Steve Jobs e o seu papel no factor x que é hoje a marca Apple?
O Factor X muitas vezes implica uma análise que não pode ser puramente objectiva. É um elemento muito difícil de quantificar ou mesurar. A Tesla em termos formais parece um péssimo investimento, mas a realidade é que quem investiu na Tesla ganhou uma fortuna.
Comentários
Postar um comentário