Principais universidades no mundo em publicações científicas

 Anderson Correia

"Aqui as 10 universidades do mundo com maior número de publicações científicas, dentre elas 8 Chinesas, uma americana (Harvard) e uma Canadense (Toronto). E pode apostar que muitos dos autores dos artigos científicos nestas duas norte-americanas possuem origem na China, sejam eles professores, pesquisadores ou alunos. Eu fiz doutorado no Canadá e a maior parte dos meus colegas tinha origem na Ásia, dentre os quais muitos Chineses.

Isso não quer dizer que as universidades Chinesas já são as melhores do mundo, pois contar o número de publicações é apenas parte da história, assim como é importante avaliar a qualidade dos artigos, mas mesmo assim o número surpreende.

Já havia postado aqui anteriormente, mostrando que o número de patentes da China é o maior do mundo também, superando Estados Unidos, Japão e Coréia. Portanto, é muito impressionante que além de liderar as publicações científicas, a China vem dominando as patentes, o que indica que o país tem trabalhado nos dois aspectos, o da ciência básica e da pesquisa aplicada. Quando cinco anos atrás eu visitei a Fundação Nacional de Ciências da China (equivalente ao CNPq), o Presidente me disse que o orçamento de pesquisa era de US$ 5 bilhões/ano, enquanto que aqui no Brasil era da ordem de US$ 200 milhões (cerca de 25 vezes inferior).

Acredito que uma das principais razões para a China (e alguns outros países asiáticos) obter tanto sucesso no desenvolvimento científico e tecnológico é priorizar a educação básica. O continente asiático é destaque nos exames de PISA, principalmente nas provas de matemática. É aquela velha história, quando vamos começar uma casa, não adianta começar pelo telhado, mas sim pelas fundações."



Comentários

Postagens mais visitadas