Análise Bankinter Portugal
SESSÃO: Hoje voltamos a ter uma sessão a meio gás. Embora os EUA reabram após a celebração de Ação de Graças de ontem, só farão meia sessão. Será, portanto, uma sessão semifestiva, em que esperamos movimentos moderados nas bolsas, provavelmente em alta.
A atenção muda temporariamente para o consumo, se a IA o permitir, já que hoje começa a campanha de Natal com a Black Friday. Será um bom termómetro da confiança do consumidor americano, num contexto de guerra comercial e após o encerramento da administração americana mais longo da história, e o saldo esperado é bastante decente (+3,7%/+4,2% a/a).
Na Europa, teremos inflações de alguns países europeus, entre os quais se destaca o IPC da Alemanha e França, que poderão aumentar uma décima, embora seja pouco provável que influenciem as expetativas de taxas de juros do BCE. Também na Alemanha, hoje poderá ser aprovado um orçamento de despesa em defesa de 2.900 M€.
Em suma, hoje temos sessão a meio gás, com escasso volume e onde as bolsas poderão subir timidamente. A ser assim, o S&P500 terminaria novembro sem alterações significativas, depois de ter chegado a cair -4,5% no mês. Novo sinal de como o mercado se recompõe rapidamente após as correções pontuais.
Nova Iorque fechada; Tech EUA fechado; Semis EUA Fechado; UE 0,0% Espanha +0,0% VIX 17,2% Bund 2,68% T-Note fechado (4,00% esta manhã) Spread 2A-10A USA=+51pb B10A: ESP 3,16% PT 3,00% FRA 3,41% ITA 3,40% Euribor 12m 2,21% (fut.2,24%) USD 1,158 JPY 181,1 Oro 4.187$ Brent 63,6$ WTI fechado (59,1$ esta manhã) Bitcoin 0,0% (91.373$) Ether -0,1% (3.011$).
" O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...
Comentários
Postar um comentário