Pular para o conteúdo principal

BDM Matinal Riscala

 Bom Dia Mercado.


Terça Feira, 12 de Agosto de 2.025.


*Inflação é destaque no Brasil e nos EUA*


Haddad comparece à comissão da MP do IOF, enquanto o plano de contingência deve atrasar mais um dia


… Intel subiu 2,5% no after hours em NY após Trump relatar “interessante” encontro com o CEO, que estava em sua mira até a semana passada. Aqui, a temporada de balanços entra na reta final, com BTG Pactual antes da abertura e Americanas, CVC, Light, MRV, após o fechamento. Na agenda dos indicadores, são destaques hoje o IPCA de julho no Brasil e o CPI nos Estados Unidos, que podem influenciar as expectativas para os juros. Haddad comparece à comissão da MP do IOF no Senado no início da tarde, enquanto o plano de contingência, ainda sem consenso no governo, deve atrasar mais um dia, mesmo depois que o secretário do Tesouro americano cancelou reunião com o ministro da Fazenda.


… Segundo apurou a Agência Estado, não foi conclusivo o encontro desta segunda-feira do presidente Lula com ministros no final da tarde para discutir as medidas de apoio às empresas e aos setores, de modo a mitigar os impactos do tarifaço dos Estados Unidos.


… Fontes do Planalto disseram que ainda há pequenos ajustes a serem feitos e que é pouco provável que o anúncio aconteça nesta terça-feira.


… Participaram o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, e os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Casa Civil, Rui Costa, das Relações Exteriores, Mauro Vieira, das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias.


… Em meio às análises em torno do plano de contingência, o presidente Lula concederá entrevista hoje à BandNews, às 18h.


… Ainda ontem à noite, Lula telefonou para o primeiro-ministro da China, Xi Jinping. Ao contrário da conversa com os líderes da Índia e da Rússia, Nahendra Modi e Vladimir Putin, a tarifa de 50% imposta por Trump aos produtos brasileiros não foi tema do telefonema.


… Eles falaram sobre “a parceria estratégica bilateral” entre o Brasil e a China e “saudaram os avanços já alcançados no âmbito das sinergias entre os programas nacionais de desenvolvimento dos dois países”, segundo comunicado.


… A ligação de Lula para Xi, no mesmo dia em que os Estados Unidos prorrogaram por 90 dias a trégua tarifária com Pequim, foi um pedido do governo brasileiro, que tenta articular com os líderes do Brics uma resposta conjunta às investidas de Washington.


… Na semana passada, o embaixador Celso Amorim teve uma conversa com o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, de quem ouviu que a China “apoia firmemente o Brasil na defesa do seu direito ao desenvolvimento e na resistência à intimidação das tarifas abusivas”.


… Nesta segunda-feira, em entrevista à GloboNews, o ministro Fernando Haddad revelou que o encontro que teria com o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, na quarta-feira, 13, foi adiado na última hora. E sem uma nova data para acontecer.


… Haddad atribuiu o cancelamento à atuação da “extrema direita” que joga contra o Brasil, referindo-se a Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo.


… Eduardo e Paulo Figueiredo negaram “controle sobre a agenda de Bessent”, que, segundo eles, cumpre as diretrizes de Trump, mas o filho do ex-presidente Bolsonaro voltou a ameaçar com novas sanções aos ministros do STF, em entrevista ao Financial Times.


… Disse que o presidente Trump “ainda tem opções sobre a mesa” e pode “dobrar a aposta”, caso Alexandre de Moraes mantenha o julgamento.


… À revista Veja, o presidente da Câmara, Hugo Motta, que também tem sido pressionado a pautar a Lei da Anistia, afirmou que não pode concordar com a atitude de um parlamentar que está fora do Brasil trabalhando por medidas que tragam danos à economia do País.


… Sobre as iniciativas de ajuda para enfrentar o tarifaço, o ministro Haddad antecipou que o plano deverá ser apresentado na forma de MP, que tem vigência imediata, incluindo duas reformas estruturais que envolvem medidas de crédito e o Fundo de Garantia à Exportação.


… O pacote de contingência terá ainda linhas de financiamento do BB e BNDES, além de contemplar a questão tributária e de autorizar compras governamentais em determinados casos. Está prevista também a preservação de empregos às empresas e aos setores mais afetados.


AINDA HÁ ESPERANÇA – Tanto o governo quanto exportadores mantêm a esperança de incluir mais itens agropecuários no rol de exceções ao tarifaço dos Estados Unidos, apurou o Broadcast Agro, em especial, os setores de café, carne bovina, frutas e pescados.


… A sobretaxa sobre produtos importados brasileiros entrou em vigor na última quarta-feira, dia 6, e deixou cerca de 80% das exportações do agronegócio sujeitas à alíquota de 50%. O Executivo quer ampliar a lista de exceções para todas as commodities agrícolas e alimentos.


… Entre os principais produtos do agronegócio exportados aos Estados Unidos, suco de laranja, celulose e castanha foram poupados da tarifa adicional de 40%. A maior expectativa é quanto ao café, já que o Brasil responde por 34% de tudo que é importado pelos americanos.


… Emissários da Casa Branca haviam sinalizado a empresários americanos que a exceção para o café seria anunciada em publicação do governo americano na sexta-feira (1º/8), o que não se concretizou. “Ainda está tudo incerto”, disse um representante do setor cafeeiro.


… Já em relação à carne bovina, interlocutores do Executivo dizem manter um “otimismo cauteloso”, já que a carne é um produto que pode afetar a inflação americana, em meio à redução no plantel local e da necessidade da indústria americana de recorrer ao mercado externo.


… Em paralelo, exportadores seguem em contato com os importadores americanos. “As conversas seguem a todo vapor, a busca é por acesso à Casa Branca, mas ainda não há sinal de que a tarifa poderá ser arrefecida”, declarou uma fonte da indústria de carnes.


OMC – A Organização Mundial do Comércio confirmou ontem o pedido de consulta do Brasil sobre as medidas tarifárias de Trump.


… O documento, que cita a violação de várias disposições do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (1994), começou a circular entre os membros da OMC nesta segunda-feira e defende que eventuais reparações deveriam ser buscadas por meio das regras dos tratados, não por tarifas.


… O Brasil afirma que Washington isentou alguns parceiros comerciais do tarifaço extra, mas não o País, o que representa uma discriminação dos produtos nacionais. Diz também que os Estados Unidos excederam o limite que uma nação pode cobrar de itens estrangeiros.


… O pedido de consulta abre formalmente a disputa e fornece um período para que as duas partes discutam a questão. Se após 60 dias as discussões não tiverem resultado, o autor da queixa pode pedir a arbitragem de um painel.


MP DO IOF – O ministro Fernando Haddad vai ser ouvido nesta tarde, a partir das 14h30, no Senado Federal, pela Comissão Mista da Medida Provisória 1.303/2025, que contém alternativas à alta do Imposto sobre Operações Financeiras.


… A MP trata da tributação de aplicações financeiras e ativos virtuais e é um dos principais temas de interesse do governo no Congresso.


… Entre as medidas estão a proposta de alíquota única de 17,5% de IR para rendimentos, uma taxa de 5% para rendimentos hoje isentos, como LCI e LCA, fundos imobiliários (FII) e do agronegócio (FIAGRO), o aumento a taxação das bets e das alíquotas da CSLL.


DIA DE INFLAÇÃO – O IPCA de julho, a ser divulgado às 9h pelo IBGE, deve acelerar o ritmo de alta para 0,35%, de 0,24% em junho, de acordo com a mediana das estimativas do mercado em pesquisa do Broadcast. As projeções para esta leitura variam de 0,28% a 0,39%.


… As passagens aéreas e a conta de energia elétrica devem acelerar o IPCA na margem. Já para a inflação em 12 meses, a mediana indica desaceleração para 5,33%, após 5,35% em junho. A mediana indica alta de 5% para o IPCA de 2025 e de 4,43% para o final de 2026.


… Ontem, a Aneel elevou de 3,5% para 6,3% a projeção de aumento médio das tarifas de energia neste ano.


… Nos Estados Unidos, a inflação também é destaque, com o CPI de julho (9h30), que tem previsão de alta de 0,20% na margem, confirmando desaceleração sobre junho (0,30%). Na taxa anual, porém, a mediana aponta avanço de 2,80%, contra 2,70% registrada no mês anterior.


… Também o núcleo do CPI deve acelerar, subindo 0,30% no mês (de 0,20% em junho) e 3,00% na base anual (de 2,9% em junho).


… Os preços dos serviços devem manter alívio, em linha com a desaceleração da demanda, mas não devem compensar o impulso das tarifas.


… O Citi acredita, no entanto, que o mercado de trabalho mais fraco, indicado no último payroll, evitará uma inflação muito forte que possa impedir o Fed de reduzir as taxas de juros. O banco espera cinco cortes de 0,25 ponto porcentual nas taxas de juros a partir de setembro.


… O mercado precifica que o Fed pode retomar o corte dos juros em setembro, com a hipótese de um alívio de 0,25 ponto porcentual projetando chances de 86,5%, de acordo com a ferramenta FedWatch, do CME Group, no final desta segunda-feira.


MAIS AGENDA – Ainda lá fora, dois Fed boys têm falas previstas para hoje: os presidentes de Richmond, Tom Barkin (11h), e Kansas City, Jeffrey Schmid (11h30). Mais cedo, saem o Índice ZEW de Expectativas Econômicas na Alemanha (6h) e o relatório mensal da Opep.


… Às vésperas do encontro entre Trump e Putin, previsto para sexta-feira, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, intensifica as conversas diplomáticas com líderes mundiais, buscando apoio e coordenação para encerrar a guerra contra a Rússia.


… Em diálogo com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, Zelensky disse que “não podem ser tomadas decisões sobre o futuro da Ucrânia sem a participação do país”, afirmando que “a Rússia quer apenas ganhar tempo, e não acabar com a guerra”.


… O presidente ucraniano conversou ainda com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, com a Suécia, a Finlândia, Espanha, França, Dinamarca e Reino Unido.


… Nesta segunda, Trump disse que o encontro com Putin no Alasca será “apenas para sondar possíveis soluções para a guerra da Ucrânia”. O presidente disse ainda que quer “ver o que Putin tem em mente; se for justo, passarei para Zelensky e líderes europeus”.


… Na análise da Eurasia, o encontro de sexta-feira entre Trump e Putin tem chances baixas de interromper a guerra na Ucrânia.


LEVOU BOLO – A articulação da família Bolsonaro contra o encontro de Haddad e Bessent sobre o tarifaço colaborou para algum desconforto no Ibovespa (que não bancou os 136 mil pontos) e no dólar (que seguiu acima de R$ 5,40).


… Já a curva do DI ignorou os ruídos políticos e também o suspense com o IPCA e o CPI. Os vértices intermediários e longos voltaram a operar nos níveis registrados antes do anúncio da tarifa de 50% de Trump, observou o Valor.


… À caça de justificativas para o alívio isolado dos juros futuros, analistas encontraram como argumentos a nova rodada de melhora nas expectativas de inflação no Focus e atividade menos aquecida apontada por Galípolo.


… Mas o BC continua desaconselhando a precificação em corte antecipado da Selic. Entre os traders, as apostas sobre o início do ciclo de relaxamento monetário estão concentradas no primeiro trimestre de 2026, em março.


… Ao participar de evento ontem da ACSP, Galípolo reconheceu que já consegue enxergar os canais de transmissão da política monetária sobre o crédito mais fraco, embora o ritmo do mercado de trabalho continue resiliente.


… Também sinalizou que a perseguição da meta de inflação é inegociável, que o BC não se desviará “um milímetro” da busca do alvo e que ainda não vê as projeções de inflação de médio e longo prazo convergindo para os 3%.


… O comentário mais cauteloso não esvaziou, porém, a receptividade à Focus, que toda semana rende boas notícias.


… A mediana para o IPCA deste ano caiu de 5,07% para 5,05%, a 11ª baixa consecutiva, embora ainda acima do teto da meta, de 4,50%. A projeção para a inflação de 2026 recuou pela quarta vez seguida, de 4,43% para 4,41%.


… No fechamento, operavam nas mínimas do dia o DI Jan/26, a 14,900% (de 14,908% no ajuste anterior); e Jan/27, a 14,070% (de 14,120%). Jan/29 caiu a 13,190% (13,280%); Jan/31, 13,400% (13,493%); e Jan/33, 13,520% (13,609%).


… O câmbio não comprou a devolução de prêmio de risco dos juros futuros e o dólar testou leve alta de 0,14%, a R$ 5,4434. Além de a reunião de Haddad com Bessent ter melado, o avanço da moeda lá fora foi incorporado por aqui.  


… Desde que se instalou nos mercados a convicção de que de setembro não passa um corte de juro pelo Fed, o dólar vem experimentando queda expressiva em escala global. Só na semana passada, caiu quase 2% contra o real.


… Nos dois últimos pregões, porém, em movimento natural de correção, a divisa americana parou de cair por aqui.


… Ao Broadcast, o estrategista Luciano Rostagno (da EPS Investimentos) descarta espaço para o dólar se afastar de R$ 5,40, porque já recuou bastante e ainda tem que lidar com as “turbulências” do cenário doméstico.


… O Bradesco mantém a projeção para a taxa de câmbio no fim deste ano e do próximo em torno de R$ 5,50.


NÃO É QUANDO, É QUANTO – Lá fora, o investidor opera com a ampla certeza de que o Fed vai cortar o juro mês que vem e agora quer saber se, após o payroll fraco, os próximos indicadores vão apoiar dois ou três cortes no ano.


… Na véspera do CPI, o índice DXY do dólar se preveniu contra uma surpresa hawkish e fechou em alta de 0,35%, aos 98,520 pontos. O euro caiu 0,30%, a US$ 1,1607, a libra perdeu 0,17%, a US$ 1,3428, e o iene recuou a 148,21/US$.


… Já as taxas dos Treasuries travaram ontem perto da estabilidade, sem segurança sobre o que esperar do CPI. O juro da Note de 2 anos subiu para 3,766%, de 3,760% no pregão anterior, e o de 10 anos caiu a 4,281%, de 4,285%.


… O processo seletivo para a escolha do sucessor de Powell ganhou três novos nomes, segundo a Bloomberg. Os dirigentes do Fed Michelle Bowman, Philip Jefferson e Lorie Logan estão sendo cotados para assumir o comando.


… Além deles, a lista conta com o diretor do Fed Christopher Waller; o ex-diretor do Fed Kevin Warsh; o diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, Kevin Hassett; o economista Marc Sumerlin e o ex-Fed James Bullard.


… A expectativa é de que o anúncio do escolhido para a cadeira de Powell ocorra no final de dezembro.


… Na semana passada, Trump indicou Stephen Miran, presidente do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca, para mandato-tampão até janeiro na vaga deixada por Adriana Kugler no Conselho de Governadores do Fed.


… Ontem, Trump escolheu o economista E.J. Antoni como novo chefe do Departamento de Estatísticas do Trabalho, dez dias depois de demitir Erika McEntarfer, acusando-a de manipular dados após um relatório fraco de emprego.


… Sem apresentar provas, o republicano disse que Erika, nomeada por Biden, falsificava (para baixo) os números do mercado de trabalho por razões políticas, o que gerou uma onda de críticas de economistas à decisão de Trump.


… À espera do CPI, as bolsas americanas começaram a semana no vermelho. O índice Dow Jones caiu 0,45%, aos 43.975,59 pontos; o S&P 500 recuou 0,25%, aos 6.373,45 pontos; e o Nasdaq perdeu 0,30%, para 21.385,40 pontos.


… Dois bancos revisaram ontem em alta as estimativas para o S&P 500. O Citi passou a projetar o índice aos 6.600 pontos este ano, podendo chegar a 7.200 pontos no cenário otimista. O UBS prevê 6.800 pontos no ano que vem.


… Após Trump confirmar o pagamento ao governo americano de 15% da receita de exportações de chips à China, a Nvidia (-0,30%) e a AMD (-0,28%), que firmaram o acordo com a Casa Branca, fecharam em queda moderada.


NA GELADEIRA – A virada do Ibovespa para o terreno negativo coincidiu com o anúncio de que Bessent cancelou a conversa desta semana com Haddad, oficialmente por “falta de agenda”, mas sob bastidores políticos complicados.  


… Não houve tensão na bolsa, no máximo, algum mal-estar, que impôs leve queda de 0,21% ao índice à vista, aos 135.623,15 pontos, em mais um dia de liquidez reduzida, com volume financeiro inferior a R$ 18 bilhões.


… Depois de ter testado os 136 mil pontos na máxima do dia (136.307,33), o Ibovespa inverteu o rumo.


… Petrobras recuperou só uma pequena parte do tombo de sexta-feira, quando repercutiu a frustração dos investidores com os dividendos e o anúncio da empresa de que pretende voltar à distribuição de GLP no varejo.


… ON registrou valorização de 0,46%, cotada a R$ 30,72, e PN avançou 0,62%, para R$ 30,72, enquanto o petróleo Brent optou pela estabilidade (+0,06%), a US$ 66,63 o barril, após acumular queda próxima de 5% semana passada.


… O ING observou que os especuladores reduziram as suas apostas de que os preços da commodity subirão, apesar dos riscos de fornecimento decorrentes das ameaças de sanções do governo Trump a quem compra petróleo russo.


… Vale ON virou para o negativo à tarde e caiu 0,11%, para R$ 55,33, mesmo com o salto de quase 2% do minério.


… BB venceu o receio com o balanço que vem aí e subiu 0,90%, para R$ 19,10. Itaú PN avançou 0,62%, a R$ 37,26. Já Bradesco PN recuou 0,38%, a R$ 15,90; Bradesco ON caiu 0,21%, a R$ 13,68, Santander unit, -0,48%, para R$ 26,71.


… À espera do balanço de ontem à noite, Natura disparou 5,86% (R$ 9,40) e liderou os ganhos do Ibovespa.


… Foi seguida de Eletrobras (PNB +1,95%, a R$ 48,53; e ON +1,92%, a R$ 45,13), após o Santander reforçar indicação de compra, avaliando que os R$ 4 bilhões em dividendos devem acelerar processo de reavaliação das ações.


… Na ponta negativa, Braskem devolveu parte dos ganhos da sexta-feira e derreteu 7,76%, negociada a R$ 8,08. A empresa negocia a venda de ativos nos EUA e México, o que gerou críticas da sócia Petrobras, com direito de veto.


… Magda Chambriard classificou de “surpresa ruim” a notícia de que a Braskem estaria conversando com a Unipar sobre “potenciais oportunidades”, incluindo a possibilidade de venda de ativos nos Estados Unidos.


CIAS ABERTAS – Tanure pode desistir de comprar controle acionário da BRASKEM, segundo a Reuters. Desde maio, ele tenta resolver, sem sucesso, questões decorrentes da investigação ambiental sobre acidente de Maceió…


… Para o empresário, a resolução desta pendência é fundamental para o negócio e o atual período de exclusividade.


SABESP registrou lucro líquido de R$ 2,1 bilhões no segundo trimestre, alta de 76,6% contra um ano antes. Ebitda cresceu 29,4%, para R$ 3,8 bilhões, e receita líquida atingiu R$ 8,9 bi (+32,8%).


NATURA teve lucro líquido de R$ 195 milhões no 2TRI25, revertendo prejuízo de R$ 859 milhões no 2TRI24. Receita líquida caiu 1,7%, para R$ 5,687 bi; Ebitda recorrente subiu 4,5%, para R$ 795,6 milhões.


MARISA reverteu prejuízo e lucrou R$ 2,1 milhões no 2TRI25. Receita líquida subiu 23% e totalizou R$ 394,5 milhões no período. Ebitda somou R$ R$ 111,2 milhões no 2TRI, ante R$ 3 milhões negativos um ano antes.


GRUPO SBF, dono da Centauro, teve lucro líquido de R$ 46,468 milhões no 2TRI25, queda de 79,7% na comparação anual. Receita líquida subiu 6,1%, para R$ 1,817 bi; e Ebitda caiu 2,5%, para R$ 213,015 milhões.


ITAÚSA teve lucro líquido recorrente de R$ 4,037 bi no 2TRI25, alta de 11% na comparação anual. ROE recorrente subiu de 17,7% para 18,4%. A empresa pagará R$ 2 bilhões em JCP, a R$ 0,18 por ação; ex dia 19.


DIRECIONAL teve lucro líquido de R$ 184 milhões no 2TRI25, alta de 26% em base anual. Receita líquida aumentou 26% no período e alcançou R$ 1,1 bilhão.


EVEN registrou lucro líquido de R$ 48,875 milhões no 2TRI25, queda de 51,6% na comparação anual. A receita líquida somou R$ 569,753 milhões, queda de 38,3%.


VAMOS registrou lucro líquido de R$ 83 milhões no segundo trimestre, queda de 64,3% ante igual intervalo de 2024. Ebitda cresceu 1,6%, totalizando R$ 896,3 milhões. A receita líquida somou R$ 1,411 bilhão, avanço de 16,9%.


LOCALIZA reverteu prejuízo e reportou lucro líquido ajustado de R$ 768 milhões no 2Tri. Ebitda consolidado somou R$ 3,293 bilhões, aumento anual de 40,1%, e a receita líquida totalizou R$ 9,9 bilhões, 9,4% acima do ano anterior…


… A gestora FMR reduziu a participação na Localiza de 5,44% para 4,87% das ações ON.


VIBRA ENERGIA teve lucro líquido ajustado de R$ 493 milhões no 2TRI25, queda de 43,2% na comparação anual. Receita líquida ajustada cresceu 8,2%, para R$ 45,751 bi; Ebitda ajustado caiu 5,0%, para R$ 1,472 bilhão.


SÃO MARTINHO teve lucro líquido de R$ 62,829 milhões no 1TRI26, queda de 40,9% na comparação com 1TRI25. Receita líquida cresceu 12,2%, para R$ 1,857 bi; Ebitda ajustado aumentou 19,7%, para R$ 805,025 milhões.


TERRA SANTA registrou lucro líquido de R$ 5,006 milhões no segundo trimestre de 2025, revertendo prejuízo de R$ 694 mil apurado no igual período do ano anterior. O Ebitda somou R$ 9,881 milhões, avanço de 52,6%…


… A receita líquida atingiu R$ 29,9 milhões, crescimento de 68% sobre o segundo trimestre de 2024.


DEXXOS teve lucro líquido de R$ 38,9 milhões no 2TRI25, alta de 15,4% na comparação anual. Ebitda subiu 18%, a R$ 70,4 milhões; e receita líquida cresceu 36,1%, para R$ 597,3 milhões.


LOJAS QUERO-QUERO teve prejuízo líquido ajustado de R$ 29,6 milhões no 2TRI25, aumento de 147,6% sobre prejuízo de igual trimestre de 2024…


… Receita líquida subiu 4,6%, para R$ 667,5 milhões; Ebitda ajustado caiu 76,9%, para R$ 2,9 milhões.


OI informou que adiará divulgação do balanço do 2TRI25 da próxima quinta-feira para o dia 28, devido a ajustes em seu plano de recuperação judicial.


AGROGALAXY, em recuperação judicial, adiou de quinta-feira para 30 de setembro a divulgação do balanço.


ARCELORMITTAL e SAMARCO pediram urgência ao TCU na análise da legalidade do leilão do risco hidrológico…


… Empresas participaram do certame por meio do Consórcio UHE Guilman-Amorim e venceram com um lance de R$ 193,17 milhões. Em troca, obtiveram a extensão do prazo do contrato de concessão da hidrelétrica que operam.


B3 informou que o número de investidores em renda fixa subiu 20% no 2TRI, para 100,2 milhões de CPFs. O total de aplicadores em renda variável cresceu 5% no período, para 5,4 milhões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra comercial pesada

 

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.