Pular para o conteúdo principal

Economic Outlook

 *ECONOMIC OUTLOOK | JUL25*


*Desde o final do ano passado, houve mudança positiva na percepção de riscos, especialmente por conta de vetores externos.* Para o Brasil, houve apreciação da taxa de câmbio e redução das pressões inflacionárias e sobre as curva de juros.


*A economia se manteve aquecida no primeiro semestre, mas há sinais incipientes de moderação.* Esperamos desaceleração do PIB de 1,4% para 0,4% no trimestre atual. No segundo semestre, a política monetária restritiva seguirá atuando sobre a economia. De toda forma, ajustamos nossas projeções de crescimento para 2,1% em 2025 e 1,5% em 2026.


*O câmbio mais apreciado levou nossa projeção de IPCA para 5,0%, neste ano.* Esperamos que a taxa de câmbio encerre o ano em R$/US$ 5,50, com inflação de 3,8% em 2026.


*O quadro fiscal permanece incerto, mas mantemos expectativa de cumprimento do arcabouço em 2025-2026.* Apesar disso, contamos com estímulos fiscais e creditícios em nosso cenário para 2026.


*Por fim, acreditamos que haverá espaço para corte de juros no final desse ano, para 14,5%, encerrando o ciclo em 11,75% em 2026.* Isso manterá o juro real restritivo ao redor de 7,5%.


*Fernando Honorato*

Economista-Chefe Bradesco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra comercial pesada

 

Coluna do Estadão

 Coluna do Estadão: Governistas alertam para 'tempestade perfeita' com alta do diesel após crise Uma “tempestade perfeita” se abateu sobre o governo no primeiro mês de 2025, lamentam aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ouvidos pela Coluna. A avaliação surgiu a partir da constatação de que o reajuste no diesel discutido pela Petrobras vem no pior momento possível, quando o Palácio do Planalto ainda tenta contornar dois problemas que afetaram a popularidade presidencial: a “crise do Pix” e a alta nos preços dos alimentos. Era para janeiro ter marcado uma virada na “sorte” do governo. A chegada de Sidônio Palmeira à Secom foi pensada como um “ponto de virada” para ajustar a comunicação na segunda metade do mandato com foco na disputa eleitoral de 2026. Mas o marqueteiro, desde que assumiu o cargo, tem lidado com uma crise atrás da outra. MENOS MAL. O temor maior de aliados de Lula é um eventual reajuste na gasolina, que, por ora, está fora do radar. Mesmo assim, o dies...

Meu perfil

 *Perfil Resumido:* Economista experiente com especialização em análise econômica, mercado financeiro e research. Doutorando, com mestrados profissionalizantes e acadêmico. Experiência como Economista-chefe, analista e docente universitário. Especializações em consultoria de mercado de capitais, análise macroeconômica e docência. *Pontos Positivos:* 1. Formação acadêmica sólida: Doutorando, mestrados profissionalizantes e acadêmico. 2. Experiência relevante: Economista-chefe, analista, docente universitário. 3. Habilidades diversificadas: Análise econômica, mercado financeiro, research, docência. 4. Experiência internacional: Doutoramento em Portugal, cursos em Angola. 5. Produção intelectual: Artigos, cursos, pesquisa sobre sustentabilidade da dívida pública. *Pontos Negativos:* 1. Falta de certificação profissional específica (ex: CFA, FRM). 2. Experiência curta na Mirae Invest (fev22). 3. Consultoria em construção (ConfianceTec) precisa de mais detalhes. *O que Falta:* 1. Mais d...