Pular para o conteúdo principal

Bankinter Portugal Matinal

 Análise Bankinter Portugal 


SESSÃO: O partido de Ishida perde a maioria na Câmara Alta do Japão. É a primeira vez desde 1955 que o partido governante não tem a maioria em ambas as Câmaras. Embora más notícias para os ativos japoneses, o yen recupera ligeiramente face ao dólar, refletindo certo alívio devido à menor incerteza. Hoje o Japão estará encerrado devido a feriado, mas os futuros do Nikkei apontam para cortes, amanhã.


O foco esta semana estará na reunião do BCE (quinta-feira), nos resultados empresariais e nos acordos ou não acordos comerciais com os EUA. O mais provável é que o BCE mantenha taxas de juros (2,00%/2,15%) com uma inflação no seu objetivo de 2% e à espera de alguma clareza na frente alfandegária. Os resultados empresariais ganham intensidade com mais de uma centena de empresas a publicar em cada lado do Atlântico, incluindo 2 das 7 Magníficas, Alphabet e Tesla (quarta-feira). Até agora, o tom bastante bom dos resultados levou os índices americanos a novos máximos, embora já com avanços moderados na semana passada (+0,6%/+1,3%). Por último, aproxima-se 1 de agosto, limite para fechar algum acordo comercial com os EUA. O círculo de Trump afirma que não há acordos iminentes. É de esperar acordos de última hora, já que uma escalada não beneficia ninguém. 


Parece um saldo de notícias bastante positivas que poderão manter um tom ligeiramente positivo esta semana, embora destaquemos moderado porque as bolsas poderão não estar tão em alta e a proximidade das férias de verão não convida a assumir muitos riscos. Mas os desenvolvimentos razoáveis nas frentes comercial e empresarial deverão apoiar um pouco.


S&P500 -0% NQ-100 -0,1% SOX -0,1% ES-50 -0,3% IBEX -0% VIX 16,4 BUND 2,65% T-NOTE 4,43% SPREAD 2A-10A USA=+55PB B10A: ESP 3,30% PT 3,14% FRA 3,39% ITA 3,57% EURIBOR 12M 2,07% USD 1,163 JPY 172,5 OURO 3.374$ BRENT 69,6$ WTI 66,4$ BITCOIN +0,3% (118.332$) ETHER +3,4% (3.769$).


FIM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra comercial pesada

 

Coluna do Estadão

 Coluna do Estadão: Governistas alertam para 'tempestade perfeita' com alta do diesel após crise Uma “tempestade perfeita” se abateu sobre o governo no primeiro mês de 2025, lamentam aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ouvidos pela Coluna. A avaliação surgiu a partir da constatação de que o reajuste no diesel discutido pela Petrobras vem no pior momento possível, quando o Palácio do Planalto ainda tenta contornar dois problemas que afetaram a popularidade presidencial: a “crise do Pix” e a alta nos preços dos alimentos. Era para janeiro ter marcado uma virada na “sorte” do governo. A chegada de Sidônio Palmeira à Secom foi pensada como um “ponto de virada” para ajustar a comunicação na segunda metade do mandato com foco na disputa eleitoral de 2026. Mas o marqueteiro, desde que assumiu o cargo, tem lidado com uma crise atrás da outra. MENOS MAL. O temor maior de aliados de Lula é um eventual reajuste na gasolina, que, por ora, está fora do radar. Mesmo assim, o dies...

Meu perfil

 *Perfil Resumido:* Economista experiente com especialização em análise econômica, mercado financeiro e research. Doutorando, com mestrados profissionalizantes e acadêmico. Experiência como Economista-chefe, analista e docente universitário. Especializações em consultoria de mercado de capitais, análise macroeconômica e docência. *Pontos Positivos:* 1. Formação acadêmica sólida: Doutorando, mestrados profissionalizantes e acadêmico. 2. Experiência relevante: Economista-chefe, analista, docente universitário. 3. Habilidades diversificadas: Análise econômica, mercado financeiro, research, docência. 4. Experiência internacional: Doutoramento em Portugal, cursos em Angola. 5. Produção intelectual: Artigos, cursos, pesquisa sobre sustentabilidade da dívida pública. *Pontos Negativos:* 1. Falta de certificação profissional específica (ex: CFA, FRM). 2. Experiência curta na Mirae Invest (fev22). 3. Consultoria em construção (ConfianceTec) precisa de mais detalhes. *O que Falta:* 1. Mais d...