Análise Bankinter Portugal
SESSÃO: Ontem, a tecnologia conseguiu fechar em positivo e a questão agora é saber se se trata de um descanso no reajuste para um novo contexto mais duro ou, pelo contrário, um pouco melhor. Provavelmente a mudança de Elon Musk, a comentar a “conveniência” de que os EUA cheguem a acordo de impostos alfandegários zero com a UE seja a esperança em que esta subida se apoia, que provavelmente será bastante uma pequena e breve recuperação do preço em queda, porque nada indica que Trump irá retificar de imediato. Musk muda a sua abordagem simplesmente porque o seu papel informal, mas muito influente, de “assessor” de Trump (nem autorizado pelos eleitores nem justificável de uma visão democrática) está a fazer com que ele perca mais dinheiro mais rapidamente do que nunca: Tesla avaliava a 400 $ no fecho de 2024 vs. 233 $ ontem. Quando há um mercado livre de preços, as coisas tornam-se imediatamente claras, porque os debates ideológicos perdem relevância a favor do mais justo e objetivo que existe: a realidade cruel do valor que cria ou destrói. Não há prémios nem castigos, mas causas e consequências. Como a vida. Isso é o que salvará a economia global dos ignorantes, embora não seja de imediato, porque Trump não mudará enquanto não encontrar uma saída digna para o seu orgulho e ego. E isso é difícil de encontrar brevemente. Precisa de alguém para culpar, para que não fique como responsável. Desse ponto de vista, estamos nas melhores mãos: nas de um mercado frio que apenas julga os resultados dos factos.
HOJE não sai nenhuma referência relevante. Em todo o caso, um indicador de frequência semanal que convém prestar atenção porque pode ser considerado adiantado: 12:55 h, Vendas Grandes Retailers EUA, que desacelera desde níveis um pouco superiores a +6% até +4,8% na semana passada, e que poderá começar a desacelerar seriamente de seguida, mas é impossível estimar quanto. Se “falasse” nesse sentido, seria tido em conta para o Consumo Privado americano. Na quinta-feira, sairá a inflação americana de março provavelmente a retroceder até +2,6% desde +2,8%, porque a inflação não receberá nada dos impostos alfandegários até ao seu registo de abril, publicado na segunda semana de maio. É muito provável que volte a aumentar a partir de junho/julho, mas ainda é cedo para que se reflita nos dados. E na sexta-feira, sairá a Confiança da Univ. de Michigan, que é muito importante, porque foi o primeiro indicador adiantado americano que, a 14 de março, mostrou um forte debilitamento (57,9 desde 64,7, mas depois foi revisto em baixa até 57,0) e com aumentos sérios dos seus componentes de expetativas de inflação a 1 ano (+3,9%, revisto depois até +4,1%) e a 5/10 anos (+4,9%, também revisto depois até +5,0%). Na sexta-feira, sairá o seu registo de abril e espera-se 54,5, mas acreditamos que será pior do que isso e com expetativas de inflação ainda piores.
CONCLUSÃO: Hoje irá subir, mas será uma pequena e breve recuperação do preço em queda. Pelo menos enquanto Trump não se retificar abertamente, algo que consideramos improvável a curto prazo, principalmente depois de ontem ter dado 24 horas à China para retirar os seus impostos alfandegários de represália (34%) ou ser-lhes-ia aplicado outro de 50% (o que lhe vem à cabeça enquanto fala). O mercado colocará as coisas no sítio até ao ponto de fazer Trump corrigir-se, mas isso só acontecerá quando o contexto começar a abandoná-lo por sentir nos seus próprios patrimónios/vidas que acompanhá-lo significa arruinar-se e ser ridículo na área pessoal/social/reputacional, como absolutos ignorantes na área económica. O mau de cometer erros deste tipo no económico é que repará-los não é imediato. O bom é que quando se reverterem, irão surgir excelentes oportunidades para reposicionar-se a preços francamente atrativos. Mas esse momento ainda não chegou. Haverá mais dor antes da situação se reverter. Embora hoje suba um pouco.
S&P500 -0,2% Nq-100 +0,2% SOX +2,7% ES-50 -4,6% IBEX -5,1% VIX 47% Bund 2,63% T-Note 4,17% Spread 2A-10A USA=+44pb B10A: ESP 3,34% PT 3,24% FRA 3,40% ITA 3,86% Euribor 12m 2,210% (fut.1,928%) USD 1,097 JPY 161,9 Ouro 3.039$ Brent 64,8$ WTI 61,34$ Bitcoin +3,5% (79.595$) Ether +2,4% (1.582$).
FIM
Comentários
Postar um comentário