Pular para o conteúdo principal

Coluna do BROADCAST

 *COLUNA DO BROADCAST: ANBIMA LANÇA PROJETO DE TOKENIZAÇÃO DE DEBÊNTURES E COTAS DE FUNDOS*


22:00 23/10/2025

Por Aramis Merki 


São Paulo, 23/10/2025 - A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) começa nesta sexta-feira, 24, a levantar o seu projeto-piloto de uma rede de tecnologia de registros distribuídos (DLT, na sigla em inglês) para testar a oferta de ativos tokenizados. A tecnologia é baseada em blockchain, o sistema que baseia os criptoativos e que o Banco Central está usando para testar o Drex.


COMO FUNCIONA. O projeto da entidade terá como foco a negociação de cotas de fundos de investimentos e de debêntures. Tokenizar significa criar uma representação digital (token) desses ativos, com a vantagem de que a negociação pode ser feita de forma mais rápida, barata e fracionada. O plano é realizar, no ambiente simulado, o ciclo completo dos títulos, desde a estruturação até a liquidação, explica o presidente da Anbima, Carlos André.


INTEROPERABILIDADE. Já existem casos de tokenização de ativos no Brasil, mas uma das preocupações do mercado é que o setor se desenvolva de uma forma fragmentada.”Já existem diversas iniciativas de tokenização no Brasil e no mundo, mas cada uma usa um ambiente próprio. Isso fragmenta e impede a interoperabilidade, que é um conceito fundamental para que a tecnologia entregue o máximo possível", afirma André. O mercado secundário de ativos, por exemplo, demanda que os ativos possam circular entre diferentes sistemas.


INSCRIÇÕES. As inscrições para o grupo de trabalho do piloto abrem nesta sexta-fei-ra. O plano é recrutar profissionais que já tenham conhecimento sobre esse tipo de tecnologia. A primeira definição desse grupo vai ser justamente a tecnologia block-chain que será usada, entendendo os requisitos e a demanda.


FIM DE 2026. Haverá ainda um comitê técnico e de negócios com instituições associadas à Anbima e um comitê gestor formado pela diretoria da entidade. Por fim, um grupo de acompanhamento será composto por Anbima, Banco Central e Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Os resultados do piloto devem ser apresentados no final do ano que vem.


DREX. André aponta que a ideia é o piloto correr paralelamente ao Drex, não como um concorrente. O projeto de moeda digital do BC (CBDC, na sigla em inglês) está em sua segunda fase, mas neste ano viu o ritmo de evolução cair. "Lá na frente, com Drex mais maduro, poderemos entregar uma série de respostas. Então acabou casando melhor ainda com o nosso plano."

Contato: merki@broadcast.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Guerra comercial pesada