Pular para o conteúdo principal

Bankinter Portugal Matinal 3012

 Análise Bankinter Portugal


SESSÃO: Após fechar uma semana em positivo para as bolsas, mas com sensação de esgotamento, inicia-se uma nova semana que será de baixa intensidade. A bolsa na Europa estará fechada na quarta-feira, e amanhã abre apenas a meia sessão, embora em Nova Iorque seja um dia laboral normal. O resto da semana também será de pouca intensidade, sem referências e tampouco as teremos até janeiro, quando conheceremos os IPCs da Europa e dos EUA e, em finais de janeiro, as reuniões da Fed e do BCE. Hoje quase não há referências macro, a não ser o IPC espanhol de dezembro que se espera que se eleve até +2,6% a/a desde +2,4% e com a taxa subjacente em +2,4% (sem alterações).  

 

Fechos mistos na Ásia, hoje, à primeira hora, com pouco volume. O Japão prepara-se para uma semana de férias, a sua bolsa estará fechada de terça a sexta-feira. Os futuros apontam que a Europa e Nova Iorque poderão a abrir a enfraquecer (ambos -0,2%). O lógico é que, perante a ausência de referência e queda de volumes, as bolsas hoje deverão deslizar em baixa. 

 

O menor volume do que o habitual é a tónica destas sessões nas quais o mercado já pensa em 2025, que começa esta semana. 2024 está terminado com um saldo positivo em bolsa, embora mais nos EUA (+25%) do que na Europa (+8%). Como já comentámos na Estratégia de Investimento 2025 (brevemente em português), esperamos que o arranque de 2025 seja fraco com umas taxas de juros que esperamos que baixem menos do que o esperado perante umas inflações que se resistem a cair e se afastam do objetivo de +2% dos bancos centrais (EUA +2,7% e EU +2,2%; novembro). 

 

S&P500 -1,11% Nq-100 -1,36% SOX -1,01% ES-50 +1,16% IBEX +0,81% VIX 15,95 Bund 2,39% T-Note 4,63% Spread 2A-10A USA=+29pb B10A: ESP 3,07% PT 2,86% FRA 3,21% ITA 3,54% Euribor 12m 2,47% (fut.b B10A:18%) USD 1,043 JPY 164,6 Ouro 2.620$ Brent 74,0$ WTI 70,3$ Bitcoin -2,2% (94.393$) Ether -3,6% (3.315$). 

 

FIM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Guerra comercial pesada