Bankinter Portugal Matinal 1302
Análise Bankinter Portugal
SESSÃO: Temos 2 protagonistas: o aumento da inflação americana de ontem (+3,0% vs. +2,9%; Subjacente +3,3% vs. +3,2%) e a conversa de 90 minutos entre Trump e Putin, com (aparente e inicialmente) uma abordagem americana tão complacente com Rússia que deixaria a Ucrânia e a Europa sozinhas a defender o regresso às fronteiras de 2014 (isto é, pré-invasão russa de Crimeia). Este fim de semana será a Conferência de Segurança de Munique, portanto, conhecendo a incontinência verbal de Trump e a necessidade de Putin de terminar o quanto antes a invasão da Ucrânia, ficando com o território já invadido, podemos ouvir tudo e o oposto.
O aumento da inflação americana é claramente mau para o mercado, mas pesará mais a palavra mágica que temos vindo a avisar que mencionarão na Conferência: “cessar-fogo”. Veremos como evolui o assunto quando Putin começar a apertar Trump de verdade, porque o sucedido até agora é o esperado: Trump tinha prometido, em campanha eleitoral, acabar com a guerra na Ucrânia em 24 horas e Putin precisa de terminar a invasão o quanto antes, desde que o possa vender como uma vitória que o consolida. E ficar com o território que invadiu permiti-lo-ia. Trump pode estar a pensar que aceitar isso seria uma boa lição para que a Europa veja o que a Rússia consegue quando não conta com uma defesa própria capaz, e assim investirá em defesa adequadamente, permitindo que os EUA se foquem na Ásia-Pacífico e em proteger as rotas comerciais mundiais (passagem norte através da Gronelândia para o Estreito de Bering e os canais de Panamá e Suez), que é onde realmente residem os interesses geoestratégicos.
No arranque do dia temos um PIB 4T inesperadamente bom no Reino Unido (+1,4% vs. +1,1% esperado vs. +1,0% no 3T) e resultados/guidances também bons de EssilorLuxottica, Commerzbank e Nestlé. Mas ninguém lhes prestará muita atenção. Ao longo do dia, não se espera nenhum evento relevante, portanto resta esperar por um par de dados americanos amanhã (Vendas a Retalho e Produção Industrial provavelmente fracos: -0,1% e +0,3%, respetivamente) e, principalmente, pelas mensagens da Conferência de Segurança de Munique, entre sexta-feira e domingo, que são o importante.
CONCLUSÃO: Subida das bolsas HOJE perante a expetativa de negociações para um cessar-fogo na Rússia. Isso reduz o prémio de risco geoestratégico, de momento. As yields das obrigações subiram após o aumento da inflação americana de ontem, o que joga contra as bolsas. Mas a geoestratégia pesará mais, em positivo. É provável que se revele ingénuo, mas, para já, é positivo. Embora hoje suba, principalmente Europa, cuidado ao acreditar nesta subida baseada na redução do prémio geoestratégico. Até que escutemos tudo o que se disse na Conferência de Munique deste fim de semana, não teremos uma ideia fiável sobre se algo está ou não a mudar para melhor.
S&P500 -0,3% Nq-100 +0,1% SOX +0,2% ES-50 +0,3% IBEX +1,1% VIX 15,9 Bund 2,49% T-Note 4,61% Spread 2A-10A USA=+27pb B10A: ESP 3,15% PT 2,99% FRA 3,18% ITA 3,55% Euribor 12m 2,370% (fut.2,260%) USD 1,04 JPY 160,5 Ouro 2.914$ Brent 74,6$ WTI 70,8$ Bitcoin -0,2% (95.864$) Ether +2,4% (2.683$).
FIM
Comentários
Postar um comentário