Rotinas JHN Consulting

 Amigos...sempre q possível. 

O q eu faço ou posso fazer a mais na ConfianceTec (claro, dependendo de como evoluir as tratativas). 

Apenas um adendo. Estou desempregado, sem fonte regular de renda desde abril. Por enquanto, está dando para levar, mas...

Sempre me organizei ao longo da vida, o que me permite algum fluxo de caixa "regular".

Entre 2014 e 2018, no "começo do fim" da Lopes Filho & Associados, a crônica de uma morte anunciada, dadas as transformações deste mercado de análise e a postura de alguns, comecei a me preparar para uma temporada difícil. 

Em 2017, ainda na LF, me "matando", como diria o Lulu, com dois "chapéus", comercial e macro, resolvi me preparar para o fim concreto da consultoria. Isso pq eu já sabia do seu triste desfecho, afogada em crises, dívidas fiscais e trabalhistas, desentendimentos e posturas outras. 

Como dito, eu já me preparava desde 2014, quando resolvi virar PJ, sabedor das particularidades de uma consultoria, principalmente, no que se refere ao fluxo irregular de faturamento.

Bom, em 2017 fui visitar Portugal em férias e consolidei a ideia de ir viver no exterior um dia, tal qual meu pai, depois de 13 anos no Peru, em Lima, nos anos 80/90. 

E assim foi feito. Passei um mês, naquele período, viajando de ponta a ponta da "terrinha", partindo da cidade do Porto, à beira do Douro, até Lisboa, no Tejo.

Em 2018, finalmente, anunciei ao Lulu e a Cristina Maciel, o fim do ciclo. 

Já desgastado com o ambiente tóxico da consultoria (sim amigos, o ambiente ja não era bom há muito tempo), mas também vivendo uma crise familiar, desde a morte do meu querido pai (...), comecei a vender parte das minhas "tralhas" pessoais, carro, objetos, televisão, alguns objetos pessoais de decoração, etc. 

Em paralelo, sai do meu apto e aluguei. 

Foi assim que eu levantei acampamento e fui para Portugal. 

Antes, pensei onde viver. Tinha várias opções, pois mandei várias "aplicações" de Doutorado.

 Primeiro, foi para a FEP, Faculdade de Economia do Porto, depois, a Universidade do Minho, Coimbra, e, finalmente, Évora (Alentejo). Passei em todas, sem problema. Depois compreendi estas "facilidades". Os tugas acolhem pois adoram $$ e as universidades públicas são mais caras para estrangeiros.

Como eu ingressei numa complicada transição, entre consulado, despachantes, problemas familiares, perda de prazos, acabei optando por Évora, uma cidade murada no Alentejo. Foi a única a deixar que eu começasse três/quatro meses depois de iniciada grade normal do doutorado. 

Vivi poucas e boas na terrinha. De início, o desafio da taxa de câmbio. Quando cheguei à Évora a taxa de câmbio era de R$ 3,75. Ao fim, foi a R$ 5,90.

Recebi uma proposta de trabalho em dezembro de 2021, no Brasil...aceitei de pronto. Vim em fev22 e o mundo em processo de normalização pós pandemia. Peguei Covid neste mês e só pude embarcar dia 21. 

Não deu certo por uma série de fatores que fugiam ao meu controle. Na verdade, eram um bando de perdidos que não sabiam o que fazer diante da predominância de dois players agressivos, o BTG e a XP. Mas conclui que operar uma corretora é uma grande pantomina. Impossível dar dinheiro.

Agora, cá estamos num novo projeto. São estas as propostas de trabalho.

1) Call Matinal (áudio, e um em PDF mais completo, entre 9h00 e 10h00, com gráficos e tabelas ilustrativas) (*). Importante observar, pela experiência pregressa, que este, assim como o Fechamento,  são formalidades. Essencial no Matinal é comecar a fazê-lo para entregar antes da abertura e da concorrência. Se não, zero de eficácia. O mesmo se aplica no fechamento. E ambos devem ser rápidos e objetivos;

2) Relatórios aleatórios, repercutindo eventos que ocorram (*)

3) Relatório semanal entre domingo e segunda-feira (*). Tendência é começar a fazê-lo no fim de semana;

4) Relatórios especiais, abordando temas específicos (*) (exemplo, economia chinesa, Agenda econômica do novo governo eleito nos EUA); 

5) Agroanalysis ConfianceTec. Relatório sobre o setor Agropecuário (*);

6) Relatório Mensal (em PPT e em breve, em world) (*)

7) Construção de Cenários (trabalho especial) (*)

(*) Em cobrança.

Comentários

Postagens mais visitadas