sexta-feira, 29 de maio de 2020

EDUCAÇÃO I

Soube hje que a UCAM está em "recuperação judicial". Surpresa nenhuma diante das péssimas administrações do passado.

Até houve algum esforço de recuperação nos últimos três anos, mas aí a "porta já estava arrombada". Triste porque era uma instituição centenária, que merecia melhor trato no seu patrimônio e na sua filosofia de ensino, e onde eu fiz, qdo respeitável, parte da minha formação.

No entanto, sempre foi gerida de forma personalista e familiar. Não poderia mesmo dar certo.

Apenas recordando que lá voce assina a carteira de trabalho, mas nunca recebe o que a legislação trabalhista define como obrigação do empregador.

Nos ultimos anos, vinham tentando "arrumar a casa", mas a torpeza de algumas diretorias anteriores deteriorou de tal foram a gestão da casa, que se tornava impossível esta recuperação. Estavam quase descredenciados pelo MEC como universidade.
E isso não acontece só lá. Dentre as universidades privadas, só posso considerar realmente a PUC e a FGV como "padrões de qualidade".

O resto, pelo menos no meu estado (RJ), corre atrás, mas deixa mto a desejar. Ser respeitado como profissional sério em algumas instituições privadas de ensino é um desafio. Predomina o improviso, o amadorismo, a "corda no pescoço", a acomodação e o desrespeito aos professores.
E isso acontece muito também nas escolas privadas de segundo grau, de ensino médio.
Meu filho, melhor aluno de sala, estudou numa escola, cheio de tradições, mas que mais queria era grana e não premiar o mérito ou a excelência acadêmcia no método de ensino. Literalmente, para o meu choque e desalento, era uma escola do "pagou e passou". Uma vergonha. Percebemos isso e o tiramos de lá. Achávamos antes que o meu filho, sendo ótimo aluno, poderia pleitear uma bolsa, parcial que fosse. Doce ilusão. O negócio deles era grana, grana, grana. A classe média alienada, aquela que pouco sabe dos filhos que acabam maconheiros, muito mais interessada que está nos seus umbigos, nem estaria preocupada com a qualidade e honestidade do ensino. O negócio desta gente é manter o "status quo".
Antes desta experiência em Portugal, meu filho acabou indo para uma "escola de verdade", o PENSI, esta sim,um exemplo de seriedade e foco. Este sistema de ensino, o ELEVA, deve ser louvado sempre. Dizem que seu maior sócio e o PAULO LEHMANN.

Meu filho estudava na escola da Barão de Mesquita. Lá não HAVIA moleza. Era só garotada de Biomédica, Exatas, ITA, IME, um exemplo, a ser destacado e elogiado sempre. Aliás, como boa parte dos jovens "bem nascidos", "filhinhos de papai", estão perdidos por aí hein? Isso me impressiona muito. Na escola anterior só se via garotada querendo fazer arte, ir pelo atalho dos ensinos fáceis e pueris.

Tijuca II - Pensi

Enfim, o que é bom, deve ser louvado e lembrado sempre. É o q eu me proponho a fazer neste espaço.

Dogmatismo e fanatismo ??

Estou out!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Editorial do Estadão (17/02)

LULA PROMETE O ATRASO: A razia bolsonarista demanda a eleição de um presidente disposto a trabalhar dobrado na reconstrução do País. A bem d...