segunda-feira, 17 de abril de 2017

Roberto Campos, 100 anos - Parte 2

O mundo econômico, dos economistas, vai "evoluindo", amadurecendo nas suas ideias e posicionamentos e não cabe aqui maiores considerações sobre ser de direita, ou liberal como dizem por ai, ou de esquerda, ou keynesiano, como defendem outros. Acho q o grande erro, na verdade, é se fechar no academicismo rigoroso e tosco de muitos e não enxergar a realidade dos acontecimentos com uma lucidez maior. Trump, hoje, por exemplo, seria o q? É dele a tese das intervenções do setor público na economia norte -americana, por exemplo, através dos subsídios fiscais para infraestrutura. E Lula ? Alguém consegue ver nele algo progressista nas suas ações econômicas? Foi dele, aliás, a "construção" do maior esquema de corrupção da história da República. Golbery, aliás, o achava um bon vivant, mesma impressão da minha. Apenas chegou ao poder para se locupletar. Um bon vivant e um vagabundo completo. 

Bem. É nestes tempos contraditórios e confusos q os pensamentos do nosso Bob Field, do nosso Roberto Campos, nos seus 100 anos de comemoração, agora no dia 17, surgem com força. Foi um visionário e um frasista inigualável. Foi dele aliás a defesa ferrenha pela venda de todos estes "elefantes brancos" que teimam em obstruir a nossa economia. Era contra todas estas estatais ineficientes e pesadas. A Petrobras, alias, segundo ele, era a "Petrossauro". Foi nelas, alias, q os maiores esquemas de corrupção surgiram. Na verdade, Campos previu todo este caos q estamos vivendo atualmente. Nestes 13 anos de lulo-petismo deu-se aos esquerdistas, ou "heterodoxos", todas as oportunidades para, sendo governo, aplicarem suas terapias malucas ou conhecimentos em políticas públicas. Deu no que deu. Vivemos a maior crise da história. O maior desastre em aplicação de políticas públicas no mundo...tudo foi um fracasso.

Roberto Campos...como fazes falta...lucidez e pragmatismo, algo difícil de se encontrar nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Editorial do Estadão (17/02)

LULA PROMETE O ATRASO: A razia bolsonarista demanda a eleição de um presidente disposto a trabalhar dobrado na reconstrução do País. A bem d...