Pular para o conteúdo principal

Bankinter Portugal Matinal 1903

 Análise Bankinter Portugal


SESSÃO: Ontem, Europa conseguiu subir +0,7%, apesar das quedas nos EUA (-1,1%), graças à aprovação por parte do Congresso alemão (Bundestag) da flexibilização do limite da dívida, que abre a porta a um aumento de investimento em defesa e a um plano de infraestruturas de até 500.000M€ a 10 anos. O otimismo gerado por estas medidas vê-se também refletido no ZEW alemão, que melhorou em março até se situar próximo a níveis pré-guerra da Ucrânia (51,6 desde 26,0 ant.). 


Hoje, a atenção está na Fed (18 h). É praticamente certo que manterá taxas de juros no intervalo 4,25%/4,50%, mas o realmente importante será a revisão do quadro macro, num momento em que a preocupação se foca no impacto das medidas alfandegárias de Trump sobre o crescimento. O mais provável é que reveja em baixa o crescimento, desde +2,1% estimado na última revisão para 2025, e em alta a inflação, desde +2,5% anterior. Isto permitirá a Powell manter o tom hawkish das suas últimas comparências. Também em bancos centrais, conhecemos esta madrugada a decisão de taxas de juros do BoJ, que as manteve sem alterações em +0,50% (em linha com o esperado), com uma mensagem cautelosa apesar de uma inflação que se situa em +4% em janeiro. Outro banco central que prefere esperar para ver as consequências das políticas alfandegárias antes de dar os próximos passos. Este será o tom geral a partir de agora entre os principais bancos centrais.


O mais provável é que as bolsas retrocedam hoje. Num contexto de menor crescimento económico, taxas de juros altas durante mais tempo e prémios de risco ainda elevados, há poucos argumentos para que as bolsas subam.


S&P500 -1,1% Nq100 -1,7% SOX -1,6% ES-50 +0,7% VIX 21,7% +1,19pb. Bund 2,82%. T-Note 4,28%. Spread 2A-10A USA=+24,0pb B10A: ESP 3,43% ITA 3,86%. Euribor 12m 2,42% (fut.12m 2,3%). USD 1,091. JPY 163,2. Ouro 3.035$. Brent 70,1$. WTI 67,5$. Bitcoin -2,3% (82.014$). Ether -1,6% (1.905$).


FIM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Guerra comercial pesada