quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Uma aventura por terras lusitanas

 Não me canso de olhar para frente e tentar enxergar com orgulho a minha caminhada nestes três anos e poucos meses em Portugal.

Eu, na terrinha, qdo cá cheguei, fui para uma pequena cidadela, Ébora, e qual minha surpresa no empenho dos funcionários das escolas em conseguir uma vaga para o meu filho, então com 16/17 anos, no segundo ano secundário.
Escolas públicas maravilhosas, funcionários empenhados, carinho especial com os jovens. Naquela ocasião, duas escolas disputaram o passe do Bruno, a Garcia e Resende e a Gabriel Pereira. Por uma falha administrativa, a primeira acabou dormindo no ponto e não abriu vaga para o meu filhote. Conseguiu a Gabriel Pereira, mais ciosa.

O que acontece nesta "contenda" por vagas nas escolas públicas, por aqui aqui em Ptg?

Existe um ranking de escolas em todo o país, na qual as melhor classificadas conseguem mais recursos, simples assim. E para isso estimular os alunos a extrapolarem no seu potencial, se destacando e indo para as melhoures universidades. Quanto mais se tem alunos bem ranqueados nos melhores cursos de licenciatura do país, mais a escola ganha pontos, mais reucrsos recebe. Algo simples e baseado apenas na meritocracia.

Me recordo que a Gabriel Pereira estava classificada em 280, mais ou menos. Com as notas dos jovens, avançou a 150.

Afinal, o q falta para q os servidores das escolas públicas no Brasil se tornem mais empenhados, os professores lutem mais, se preocupando sempre com a educação e não com o partido no poder?

Isso não diz respeito a eles.
Há uma clara diferença aqui em Portugal.
EDUCAÇÃO É COISA SÉRIA, é zero de militância política.
Escola não é ambiente para isso.
Meu filho ingressou em meados de dezembro18, lembrando q aqui as aulas começam em setembro, passou de ano, mto bem, já no terceiro para o quarto tri19.
Foi para o terceiro ano (2019/20) e a mesma perfomance se repetiu.
Fez exames para a universidade, com todas as dificuldades. Passou na primeira, não para o q queria, por 0,15 décimos, mas cursou Eng Mecânica um ano. Foi a luta e no segundo ano e conseeguiu vaga para Eng Aeroespacial, no Instituto Superior Técnico, melhor universidade de Ptg, uma das melhores da Europa.
Não me canso de memorializar isso, pois acho q só assim se atinge a excelência, e não enchendo o saco e fazendo militância política.
Não respeito esquerdistas ou bolsonaristas por isso.
Não fazem o q tem q ser feito. A escola secundária do Bruno, numa pequena cidadela Evora. A seguir, o Instituto Superior Técnico, em Lisboa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Editorial do Estadão (17/02)

LULA PROMETE O ATRASO: A razia bolsonarista demanda a eleição de um presidente disposto a trabalhar dobrado na reconstrução do País. A bem d...