terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Principais twiters

Confira a lista (clique no nome para ir direto para a página no Twitter):
Mansueto Almeida - Secretário de acompanhamento econômico do ministério da Fazenda, ele costuma fazer breves comentários sobre a economia e compartilhar matérias, entrevistas e análises sobre assuntos específicos, como a Previdência.
Alexandre Schwartsman - economista e ex-Diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central. Costuma usar o Twitter para compartilhar entrevistas e colunas escritas por ele, mas também aproveita para fazer breves comentários sobre economia.
Ricardo Amorim - economista e apresentador, foi eleito em 2015 uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil pela revista Forbes. Compartilha diversas análises e matérias sobre economia, fazendo diversos comentários sobre temas relevantes.
Octavio de Barros - ex-economista-chefe do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco. Não costuma fazer análises ou comentar notícias, mas compartilha publicações sobre diversos temas relevantes e atuais.
Monica de Bolle - economista e pesquisadora do Peterson Institute for International Economics, nos EUA. Costuma compartilhar análises e notícias relevantes sobre a economia global.
Paul Krugman - economista, vencedor do Nobel de Economia de 2008 e colunista do The New York Times. Faz pequenas análises e compartilha notícias importantes sobre economia, principalmente dos Estados Unidos.
Carl Icahn - investidor e conhecido por fazer grandes aquisições. No Twitter, costuma comentar sobre ações específicas e compartilhar análises de mercado. 
Raphael Figueredo - analista técnico da Clear Corretora. Costuma publicar pequenas análises gráficas sobre o mercado, além de compartilhar matérias relevantes sobre ações.
Carlos Góes - mestre em economia internacional pela Universidade Johns Hopkins (EUA) e pesquisador-chefe do Instituto Mercado Popular. Faz análises econômicas com pequenos comentários, além de gráficos e tabelas.
Geraldo Samor - já foi correspondente do Wall Street Journal e colunista da Veja. Atualmente escreve o Brazil Journal, com análises diferenciadas e casos de mercado com apurações exclusivas.
Norbert Keimling - head da consultoria alemã StarCapital Research, que faz análises de longo prazo do mercado, utilizando diversos indicadores, entre eles o Shiller CAPE, criado pelo vencedor do Nobel de Economia Robert Shiller.
BlackRock - maior gestora do mundo. Usa o Twitter para publicar suas análises de mercado que são públicas e alguns comentários em forma de blog.
Suno Research - consultoria investimento independente. Compartilha diversas notícias relevantes sobre o mercado financeiro e faz análises sobre assuntos específicos.
Eleven Financial - Casa de análise que divulga diversas informações de mercado e economia, com avaliações sobre ativos específicos e cenário macro.
Goldman Sachs - uma das maiores instituições financeiras do mundo. Usa o Twitter para publicar participações de seus especialistas nos principais veículos de imprensa do mundo, e algumas matérias especiais que são divulgadas pelo site oficial da instituição.
Terraço Econômico - importante blog para discussões sobre economia e utiliza o Twitter para compartilhar suas análises e para comentar informações e notícias publicadas na imprensa mundial.
Zero Hedge - blog financeiro em inglês que publica notícias e opiniões editoriais de fontes próprias e externas. As notícias são escritas por um grupo de editores que usam o pseudônimo de "Tyler Durden" (personagem do livro e filme Clube da Luta).
William Castro Alves - diretor da Valor Gestora de Recursos. Costuma trazer análises especiais próprias tanto de cenário macro quanto de ações específicas. Além disso, compartilha diversas informações que acha importante.
Donald Trump - presidente eleito dos Estados Unidos. Tem usado a rede social para comentar eventos políticos do país e também anunciar medidas que irá tomar durante o seu mandato. Além disso, tem falado muito sobre empresas específicas, o que afeta diretamente o mercado financeiro.
Michel Temer - presidente do Brasil. Não costuma fazer muitos comentários pessoais. Usa o Twitter para compartilhar anúncios de seu governo e para fazer breves comentários sobre o atual momento do país.
Roberto Requião - senador pelo Paraná. Costuma falar sobe política, mas é comum também comentar sobre empresas estatais como Copel e Sanepar, o que muitas vezes acabam impactando as ações destas duas empresas na Bolsa.
Imprensa
Também é bastante importante para o investidor ficar de olho na imprensa especializada, para ficar atento a qualquer novidade que possa afetar o mercado. Além dos jornais e revistas mais importantes do mundo, alguns jornalistas como Lauro Jardim, do jornal O Globo, e Andréia Sadi, da Globo News, costumam trazer furos e que podem ajudar a antecipar - ou explicar - movimentos do mercado. Confira a lista:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Editorial do Estadão (17/02)

LULA PROMETE O ATRASO: A razia bolsonarista demanda a eleição de um presidente disposto a trabalhar dobrado na reconstrução do País. A bem d...