Pular para o conteúdo principal

Pensando em melhorar o país e a qualidade da Educação, por Victor Ribeiro (contribuições dos amigos do Debates Aleatórios, destaque para o LAMBERT e o Carlos Covas)

 Sintam-se à vontade para aperfeiçoar a lista abaixo:


1) Mudar a cultura de que estudo serve apenas para diploma.

2) Instigar o genuíno pensamento crítico.  

3) Instigar a leitura e modernizar o ensino (ex.: gameficacao).

4) Aperfeiçoar a formação dos professores (ensino básico e ensino médio)

5) Tal como na Alemanha, estabelecer um caminho para profissões técnicas e outras que dependem da universidade.

6) Tal como na Coreia, os ministérios da indústria e comércio participam da definição dos currículos escolares.

7) Contratar professores externos para qualificação dos professores no Brasil : desde o ensino médio até a pós-graduação.

8) Criar novas zonas industriais e de novas tecnologias.

9) Retirar jovens e famílias atualmente em situação de domínio do crime organizado e levar para essas novas zonas indústrias e de novas tecnologias.☝

10) Mudar a legislação de execuções penais, caso contrário a indústria das cadeias subverte a lógica.

11) acabar com o atual modelo de Universidade Pública.

12) fomentar escritórios de projetos para que seja estabelecida uma "cultura" de captação de recursos (inovação tecnológica, greenfield, brownfield, créditos de carbono, hidrogênio verde, economia do espaço etc. etc.).

13) acabar com a LOMAM e reformar o Judiciário (cumprimento de prazos, metas, punições, fim de privilégios...).

14) Tal como feito na Colômbia, expulsar os bandidos das favelas. Retirar a população honesta das favelas e levar para novas cidades (a serem construídas, nas zonas insdustriais). Esse deveria ser um plano de 20 anos. Contando com apoio dos EUA, por exemplo.

15) redefinir o número de deputados conforme a população, para não haver subrepresentação (não tem cabimento um deputado de Roraima valer muito mais do que um deputado de São Paulo).

16) mandato para Ministros dos Tribunais Superiores e fim desses tribunais especiais (TSE, TST, STM).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Guerra comercial pesada