Pular para o conteúdo principal

FSB - Sistema financeiro global

 FSB:Sistema financeiro global tem vulnerabilidade em altos preços de ativos e de dívida privada


Por Ricardo Leopoldo


São Paulo, 18/11/2024 - O sistema financeiro global apresenta vulnerabilidades, com elevados preços de ativos em várias categorias, suscetíveis a choques internacionais, e nível do endividamento do setor privado que pode ter repercussões negativas a instituições do setor, como bancos e corretoras, destaca o relatório anual 2024 do Financial Stability Board (FSB).


De acordo com o FSB, recentes episódios de volatilidade nos principais mercados financeiros mundiais ressaltam a reação deles a notícias econômicas, com uma tendência de apresentar elevada correção mesmo que suas sedes estejam estabelecidas em diferentes países. Tais acontecimentos mostram que há grande nível de interconexão na negociação de ativos, especialmente em relação a liquidez e alavancagem.


Problemas com o pagamento de dívidas do setor privado podem levar a perdas e aumentar o volume de financiamentos inadimplentes. Tais dificuldades podem provocar repercussões em fundos de investimentos, gerando perdas com a marcação a mercado, que, por sua vez,  pode provocar um movimento significativo de saques de clientes. Além disso, o peso do passivo mobiliário de governos pode elevar preocupações com a sustentabilidade de dívidas públicas em alguns países.


Para o FSB, embora o fluxo de capitais para mercados emergentes e economias em desenvolvimento tenha se recuperou desde 2022, mudanças em expectativas sobre taxas de juros e tensões geopolíticas podem levar a adicionais turbulências no fluxo de capitais e taxas de câmbio. “Isto poderá induzir a chamadas de margem e aumentar a demanda por liquidez que pode levar a restrições de mercados.”


De acordo com o relatório, instituições financeiras não bancárias continuam a crescer. O crédito privado está em expansão acelerada e há diversas evidências de suas conexões com o sistema bancário e investidores institucionais. Fundos de crédito privado estão expostos a riscos, com vulnerabilidades de liquidez e alavancagem, especialmente porque são opacos e é difícil acessá-los.


Ataques cibernéticos continuam a causar problemas em softwares com impactos globais, demonstrando que rupturas operacionais de fornecedores de serviços terceirizados pode prejudicar a capacidade de instituições financeiras para realizar seus negócios diariamente.


O FSB também aponta que a continuidade de elevadas emissões de gases que causam o efeito estufa eleva incertezas sobre potenciais consequências à estabilidade financeira.  O aumento dos riscos para a transição a uma economia verde pode provocar abruptas mudanças de preços de ativos.


Desde os episódios de estresse financeiro nos EUA e Europa em março de 2023, o FSB está analisando as vulnerabilidades ao sistema financeiro global, como as relacionadas à solvência e riscos de liquidez. Neste contexto, o Financial Stability Board investigou movimentos expressivos de saques de recursos por clientes, incluindo a análise do papel de mídias sociais e taxas de juros no comportamento dos depositantes, além de avaliar como o uso de tecnologias pode afetar os trabalhos de bancos e instituições reguladoras. “A velocidade sem precedentes na qual a turbulência ocorreu significa que é fundamental as autoridades reagirem rapidamente durante períodos de estresse.”


O relatório destaca que o FSB continua a priorizar ações para fortalecer a resiliência de instituições financeiras não bancárias, pois no ano passado publicou recomendações para políticas de governos enfrentarem problemas de descasamento de liquidez em fundos abertos e sugeriu medidas para melhorar o acesso de recursos no mercado não bancário para chamadas de margem e de garantias.


O setor financeiro internacional tem utilizado instrumentos de inteligência artificial, mas a adoção não é homogênea por instituições deste segmento da economia. O Financial Stability Board identificou que a dependência de fornecedores, em uma área altamente concentrada, mais correlações de mercado, problemas  cibernéticos, de modelos, qualidade de dados e da governança destas empresas têm o potencial de elevar o risco sistêmico.


O FSB também examinou as implicações de ativos tokenizados à estabilidade financeira, identificando muitas das mesmas vulnerabilidades ocorridas nas finanças tradicionais. “Dada a pequena escala, a tokenização não oferece atualmente risco material à estabilidade financeira, mas pode precisar ser monitorada.”


Contato: ricardo.leopoldo@estadao.com


Broadcast+

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra comercial pesada

 

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.