Pular para o conteúdo principal

Hugo Studart

 Passo por aquele fase da vida na qual só me importa amar, beber e rezar. Por essa razão me dá preguiça ler ou escrever sobre as últimas da Janja, do Trump ou do Xandao. O máximo que tenho feito é compartilhar alguns bons textos.


Mais preguiça ainda me dá escrever sobre esse golpe escaladobetico que o Bolsonaro quis protagonizar há dois anos.


Contudo, chamou-me a atenção um comentário de uma grande amiga de há 40 anos, Morbach de Medeiros, que escreveu estar decepcionada comigo por ainda não ter me posicionado sobre o golpe. Por ela, saio do niilismo voluntário. Vamos la:


1) Bolsonaro é um (quase) retardado, um limítrofe, que se acha um "jenio" enviado por Deus, o messias.


2) Sim, Bolsonaro tentou dar o golpe. E não foi apenas uma vez, mas três vezes. 


3) O primeiro delírio foi no início da pandemia; em resposta às Forças Armadas instalaram alguns generais no Palácio para segurar os arroubos do presidente, como esse general Braga Neto, que não cumpriu sua missão.


4) A segunda tentativa foi por ocasião daquelas manifestações monstros de 7 de setembro. Ele colocou 1 milhão de apoiadores nas ruas de Brasília,  SP e Rio. Mas o Estado Maior do Exército lhe avisou que, se fosse para "virar a mesa", prenderia Bolsonaro, os filhos e instalaria o vice Mourão na Presidência,  conforme rege a Constituição. Resultado: o leão virou gatinho e assinou uma carta escrita pelo Temer pedindo desculpas a Alexandre de Moraes, lembram-se?


5) Na terceira tentativa, descortinou-se de vez um borrabotas, covarde e fanfarrão. Fugiu do país e enviou donas de casa e aposentadas para frente dos quartéis. Pior, planejou um golpe com gente tão primária que a única defesa que lhes resta é expor a idiotice coletiva.


6) Leio (com certa fadiga, confesso), que as provas do tal inquérito da PF seriam frágeis. Mas acho que Bolsonaro e sua trupe de trapalhões merecem ir para cadeia sobretudo por serem idiotas. 


7) Quanto à legião de "golpistas terroristas" presos em 8 de outubro, a quase totalidade não passa de inocentes úteis. Há um evidente exagero em manter presos pipoqueiros que aderiram às depredações do patrimônio público, aposentadas ingênuas e, sobretudo, mães de filhos menores que ousaram pinchar com batom a estátua da suposta Justiça.


8) Que prendam o chefe e seus assessores mais próximos. Mas que soltem essas senhoras e os pipoqueiros. Os casos mais graves de depredação, que sejam revistos. O que defendo, em síntese, é a aplicação da tal "dosimetria das penas".


É o que penso.

Agora, peço permissão aos amigos para retornar ao meu niilismo: amar, beber e rezar.


Hugo Studart

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros

  " O livro de Marshall B. Reinsdorf e Louise Sheiner oferecem, em The Measure of Economies: Measuring Productivity in an Age of Technological Change, uma análise pertinente e necessária ao panorama económico contemporâneo. Este trabalho, publicado em 2024, desafia os métodos tradicionais de medição do PIB, argumentando que as práticas do século XX são inadequadas para avaliar a produtividade no contexto do século XXI, marcado pela transformação tecnológica. Com capítulos assinados por peritos em economia, a obra não se limita a apresentar os problemas inerentes às práticas actuais, mas propõe alternativas inovadoras que abrangem áreas como a economia digital, os cuidados de saúde e o ambiente. A estrutura é equilibrada, alternando entre a crítica aos métodos estabelecidos e as propostas de solução, o que proporciona uma leitura informativa e dinâmica. Um dos pontos fortes deste livro é a sua capacidade de abordar questões complexas de forma acessível, sem sacrificar a profundidad...

Já deu...

  Fernando Haddad, mais um poste criado pelo Deus Lula, disse que o cidadão é o "maestro da Orquestra". Estamos fufu. Lula não tem mais a mínima condição de ser maestro de nada, nem da sua casa, em quem manda é a Janja. É o ocaso de um projeto de poder, do lulo-petismo, que foi se transformando num culto fajuto à personalidade, nas piores personificações das ditaduras corruptas de esquerda. Lula já não consegue concatenar ideias, está cansado e sim, mto velho. Já deu.

Guerra comercial pesada