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Stefania Paredes Fuentes

2024 foi um ano muito agitado, mas feliz com os resultados!


Passei um bom tempo editando "Ensinando Macroeconomia: Uma Abordagem Moderna e Inclusiva" Edward Elgar Publishing próximo fevereiro de 2025. Fique atento ao lançamento!

Isso só foi possível graças aos incríveis autores que contribuíram para os vários capítulos, então deixe-me dar um resumo do que está no livro:

Capítulo 2: Javier Lozano (Universitat de les Illes Balears ) faz uma comparação útil sobre como diferentes livros didáticos introduzem o modelo de 3 equações e compara como o comportamento do banco central é modelado, destacando diferenças cruciais na dinâmica do modelo.

Capítulo 3: Dr Dean Garratt e o Dr. Vaclav Zdarek mostram como reintegrar os conceitos de política fiscal e finanças públicas em cursos introdutórios de macroeconomia e além, superando o domínio da política monetária como ferramenta de ensino para estudar a estabilização.

Capítulo 4: O Prof. Daniela Tavasci e o Dr. Luigi Ventimiglia (Queen Mary School of Business & Management ) mostram como reintroduzir a desigualdade no ensino de macroeconomia e como a desigualdade e o crescimento econômico não podem ser desembaraçados.

Capítulo 5: O Dr. Alex Karalis Isaac (Department of Economics, University of Warwick ) propõe uma abordagem mais envolvente para ensinar o crescimento econômico, afastando-se de narrativas lineares e exclusivas que sugerem que o crescimento econômico pode ser alcançado por meio de comportamentos específicos (por exemplo, poupança) e atores específicos (por exemplo, empreendedores). Em vez disso, ele se envolve em conversas sobre o papel das instituições, geografia e história na formação do desenvolvimento e crescimento global.

Capítulo 6: O Dr. Alastair Smith (ATLA Community ) propõe uma nova abordagem pedagógica de "destruição co-criativa" para incorporar a sustentabilidade ambiental no currículo de macroeconomia. Smith desafia a visão tradicional da macroeconomia como um sistema limitado composto exclusivamente de componentes criados pelo homem.

Capítulo 7: A Dra. Cecilia Lanata Briones (Departamento de Economia, Universidade de Warwick) fornece maneiras de integrar conteúdo histórico sem transformar módulos de macroeconomia em cursos de história dedicados.

A Parte II do livro compartilha recomendações práticas que promovem o envolvimento dos alunos com a macroeconomia, aumentando o engajamento e a inclusão nas salas de aula e nos materiais do curso.

Capítulo 8: O Prof. Parama Chaudhury (CTaLE & UCL ) e o Prof. Cloda Jenkins (CTaLE & Imperial College London ) introduzem estratégias de aprendizagem ativa para grandes coortes heterogêneas que estudam macroeconomia. Eles defendem o aproveitamento do conhecimento, interesses e experiências anteriores dos alunos para criar oportunidades de compartilhamento de perspectivas e avaliação crítica de ideias.

Capítulo 9: Mostro como projetar conjuntos de problemas para criar ambientes dinâmicos de aprendizagem, usando artigos de jornais e relatórios econômicos (University of Southampton ).

Capítulo 10: O Dr. Dean Garratt (Aston Business School ) baseia-se em sua experiência como economista acadêmico e profissional, ele introduz uma abordagem de "profissional profissional" para avaliação e ensino.

Muito animado com isso!

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