Debate econômico: empacado na intransigência e na vaidade intelectual

Tento decifrar e entender o debate econômico existente no país. No espaço de interação, FACEBOOK, observo este debate, ainda mais intenso com a proximidade das eleições e constato como existe intransigência boba entre as principais vertentes.

Dentre as principais, destaco uma mais keynesiana, defendendo medidas de política econômica (ao meu ver desastrosas, como as do governo Dilma). Nesta são poucos os q se atrevem a criticar abertamente as medidas deste caótico governo. Na outra ponta vejo os "neoliberais" (neologismo criado pelos economistas de esquerda para demarcar seus territórios), economistas mais ortodoxos, críticos às políticas atuais. Nestes, em sua maioria, vemos os economistas de mercado, mtas vezes, com uma visão mais pragmática sobre os rumos da economia do País.

Por escolas, de um lado, em sua maioria, economistas mais à esquerda, heterodoxos, keynesianos, mais humanistas, da UNICAMP, UFRJ, UFF, FGVSP...Do outro, economistas "neoliberais", mais à direita, próximos dos clássicos, ortodoxos, com ótima instrumentalização de análise, oriundos da PUC, EPGE-FGVRJ, entre outros.

Ambos não se misturam...Os debates são sempre muito acirrados, com poucos avanços ou pontos de convergências...uns mais dogmáticos, não aceitam serem contestados...o q torna o debate totalmente estéril...Cada corrente, nas suas "redomas de vidro", vivendo nos seus "mundinhos intelectuais", q eles mesmo constroem a partir da vasta literatura existente. Acho isto pouco frutífero, pouco evolutivo. Acho, inclusive, que este dualismo tolo impacta diretamente na evolução da economia brasileira...basta ver como nos encontramos hje, por aderirmos mais aos heteredoxos de Campinas...O governo Dilma foi um grande fracasso em termos de política econômica e terapias empregadas!!

Acho, já colocando o meu pitaco, PORTANTO, na análise crua dos fatos, que a turma mais à esquerda fracassou redondamente no seu diagnóstico sobre o que fazer no governo Dilma, enquanto q boa parte dos ortodoxos foi bem sucedidos na reconstrução da moeda, vilipendiada por 30 anos de inflação galopante...com o lançamento do Plano Real...

Não reconhecer isto é entrar de novo no estéril debate do FlaxFlu. Apenas para registro...esta turma da ortodoxia está convocada para voltar a entrar em campo tanto com Marina como com Aécio. Na situação temos um excelente quadro da heterodoxia, Nelson Barbosa, q tbém fracassou nos seus diagnósticos em passado recente...aguardemos para depois das eleições.

Comentários

Postagens mais visitadas